Heriberto Wagner Amanajás Pena (CV) y Mario Miguel Amim Garcia Herreiros (CV)
RESUMO
As mudanças estruturais que se reproduzem nos sistemas internacionais de produção e da demanda externa estão modificando a dinâmica de inserção das economias em desenvolvimento e o ajustamento setorial tem ocorrido de forma desigual entre essas economias. Nesse sentido, o presente trabalho, à luz da corrente alternativa de falhas de mercado, demonstra que as diferentes estratégias de desenvolvimento industrial contribuíram para o sucesso da pauta de exportação sul-coreana. A análise de inserção se estabelece através da matriz de competitividade, e da composição da estrutura exportadora deste país, buscando captar na competitividade de curto prazo as mudanças de tendências estruturais.
Palavras-Chave: Matriz de competitividade; análise setorial; dinâmica das exportações; inserção externa; estratégia de desenvolvimento.
THE INTERNATIONAL TRADE OF SOUTH KOREA: AN APPLICATION OF THE CEPAL TRADECAN
TURyDES es una revista académica iberoamericana, editada y mantenida por el Grupo eumed●net de la Universidad de Málaga.
Para publicar un artículo en esta revista vea "Sobre TURyDES ".
Para cualquier comunicación, envíe un mensaje a turydes@eumed.net
Ofertas especiales de Paquetes por Europa con Paris y Londres para los subscriptores de la revista. Visita ya Europa y conoce nuevos lugares y culturas. |