Fábio Gomes da Silva
Ademar Vieira dos Santos
Ericê Correia Bezerra
Resumo
Um dos grandes desafios do século XXI no Brasil, certamente é a integração das tecnologias digitais no ensino e inclusão social de todos os alunos nesse contexto, principalmente nas escolas publicas. Para contribuir com essa problemática educacional no município de Beruri- Am. Buscou-se desenvolver projetos com metodologia STEAM na escola estadual Euclides Correa Vieira, uma vez que vem sendo utilizado em outros países com muito entusiasmo principalmente no Reino Unido pelos professores locais. Nosso objetivo principal é estimular a curiosidade dos alunos do ensino médio, através da criação, construção e investigação no campo da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática através de oficinas. Assim possibilitar o aluno a ser protagonistas da produção do conhecimento, principalmente, com a finalidade de solucionar os impasses e promover o seu próprio desenvolvimento no processo de sua formação, transformando os problemas locais em soluções sociais através das atividades STEAM. Para atingir nossos objetivos foram feitos reuniões semanalmente no espaço STEAM na referida escola, através das primeiras reuniões foram selecionados e escolhidos 6 projetos que estão listados abaixo: Utilizando oficinas fantoche e teatro como práticas sustentáveis educacionais nas escolas das comunidades ribeirinhas do município de Beruri-Am, proposta de confecção de vasos, telhas e tijolos ecológicos utilizando resíduo da castanha, as meninas da Robótica sustentável, robótica ambiental de Beruri-Am, a arte na esqueletização de folhas e Inteligência artificial na música como proposta metodológicas. Portanto, nossos resultados iniciais através dos projetos STEAM, apontou um maior interesse dos alunos nas disciplinas e nos projetos onde estão inseridos. Além das importantes parcerias com outras instituições e fundações que a escola vem adquirindo através dos projetos STEAM.
Palavras chaves: Escolas, ensino, aprendizado, alunos e STEAM.
Summary
One of the great challenges of the 21st century in Brazil is certainly the integration of digital technologies in teaching and social inclusion of all students in this context, especially in public schools. In order to contribute to this educational problem in the municipality of Beruri-Am, it was sought to develop projects with STEAM methodology at the state school Euclides Correa Vieira, since it has been used in other countries with great enthusiasm mainly in the United Kingdom by local teachers. Our main objective is to stimulate the curiosity of high school students through the creation, construction and research in the field of Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics through workshops. In this way, students can be protagonists in the production of knowledge, mainly with the purpose of solving impasses and promoting their own development in the process of their formation, transforming local problems into social solutions through STEAM activities. In order to achieve our objectives, weekly meetings were held in the STEAM space at the mentioned school. Through the first meetings, 6 projects were selected and selected as follows: Using puppet and theater workshops as sustainable educational practices in the schools of the riverside communities of the municipality of Beruri-Am , the proposal of making pots, tiles and ecological bricks using brown residue, the girls of sustainable robotics, Beruri-Am environmental robotics, the art in leaf skeletonization and artificial intelligence in music as a methodological proposal. Therefore, our initial results through the STEAM projects pointed to a greater interest of students in the disciplines and projects where they are inserted. In addition to the important partnerships with other institutions and foundations that the school has been acquiring through the STEAM projects.
Key words: Schools, teaching, learning, students and STEAM
Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:
Fábio Gomes da Silva, Ademar Vieira dos Santos y Ericê Correia Bezerra (2020): “Proposta de inclusão e contribuição para o ensino e aprendizado utilizando projetos com metodologia STEAM no município de Beruri-Am”, Revista de Investigación Latinoamericana en Competitividad Organizacional RILCO, n. 6 (mayo 2020). En línea:
https://www.eumed.net/rev/rilco/06/metodologia-steam.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/rilco06metodologia-steam