Visões do Desenvolvimento Econômico Local a partir do Brasil (1)
As idéias de desenvolvimento local são controversas, pouco consensuadas e, às vezes, até antagônicas entre si, tanto no Brasil quanto no debate internacional. Diante desta polêmica, o trabalho ora apresentado buscou discutir o desenvolvimento local, a partir de seis experiências selecionadas, por meio de uma análise exploratória não apenas conceitual e teórica, mas, sobretudo prática. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma análise comparada das experiências regionalmente distribuídas levando em conta suas inserções em redes sociais e seus resultados econômicos na região em está inserida (Sul, Sudeste e Nordeste). Percebe-se que refletir que refletir sobre o desenvolvimento local desdobra-se em duas frentes: uma de reprodução da lógica capitalista em escala localizada (tradicional) e outra de tentativas contra-hegemônicas (solidária). Assim, algumas questões centrais foram identificadas para orientar uma reflexão sobre a intervenção dos atores da sociedade civil e dos governos na formulação de propostas e iniciativas de desenvolvimento econômico local.
§ Eduardo de Lima Caldas é graduado em Economia (FEA-USP), mestre em Administração Pública e Governo (FGV-EAESP) e em Ciência Política (USP) e Doutorando em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Conselho Consultivo do Centro de Estudos e Investigações em Políticas Sociais e Qualidade de Vida (Brasil).
♣♣ Rafael D´Almeida Martins é graduado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Pós-graduado em Economia Social e Desenvolvimento Local pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor-executivo do Centro de Estudos e Pesquisas Sociais e Qualidade de Vida (Brasil).