Observatorio de la Economía Latinoamericana
ISSN: 1696-8352


O PARADIGMA DA REALIDADE VIRTUAL ESTUDO DE CASO COM ÊNFASE EM MARKETING EMPRESA: HRVA – Hiper-Realidade Virtual Avançada

Autores e infomación del artículo

Antônio Augusto Almeida Campos
Ângelo Sérgio Zobiole
Débora Andréia Schimitz Klier
Marcio Roberto Kriger Lino
Maycon Georgio Vendrame
Sonia Mendes S. Spier
Orientador: David Menezes Lobato, D.Sc.

 


RESUMO: Devido ao desenvolvimento acelerado da tecnologia, inovação e crescimento do mercado de jogos, podemos identificar que perspectivas bastante promissoras para diversos segmentos vinculados à área da realidade virtual, em virtude da crescente insegurança proporcionada pela violência urbana, verifica-se que a sociedade está optando por buscar divertimento seguro. Diante desse cenário um grupo de executivos idealiza a criação da empresa HRVA – Hiper Realidade Virtual Avançada S.A. que tem como objetivo proporcionar aos seus clientes  diversão e entretenimento em Festas, e em contar partida ter lucro neste nicho de mercado. A análise do ambiente interno e externo foi fundamental para avaliar as oportunidades e ameaças deste segmento, foi possível identificar que as forças da HRVA serão suficientes para termos um Market Share significativo. O plano financeiro apresenta simulações considerando possíveis variações de consumo, e alteração na economia interna e externa. O público alvo do nossos produtos são universitários e a terceira idade, sem destinação de sexo. Com a nacionalização de 75% da matéria prima e 65% do software temos um produto com competitividade junto ao mercado nacional e após a estabilidade das vendas internas o objetivo dos executivos é iniciar a exportação para América Latina.

Palavras-chave: Realidade Virtual, Entretenimento, Segurança, plano financeiro, Market Share.
THE PARADIGM OF VIRTUAL REALITY - CASE STUDY WITH EMPHASIS IN MARKETING COMPANY: HRVA - Advanced Virtual Hyper-Reality
ABSTRACT: Due to the accelerated development of technology, innovation and growth of the games market, we can identify that very promising perspectives for several segments linked to the area of ​​virtual reality, due to the growing insecurity caused by urban violence, it appears that society is choosing to seek safe fun. Faced with this scenario, a group of executives idealized the creation of the company HRVA - Hiper Realidade Virtual Rápida S.A. that aims to provide its customers with fun and entertainment at parties, and to count on making a profit in this niche market. The analysis of the internal and external environment was essential to assess the opportunities and threats of this segment, it was possible to identify that HRVA's strengths will be sufficient to have a significant Market Share. The financial plan presents simulations considering possible variations in consumption, and changes in the internal and external economy. The target audience for our products is university students and the elderly, without sex. With the nationalization of 75% of the raw material and 65% of the software, we have a product with competitiveness in the national market and after the stability of domestic sales, the executives' goal is to start exporting to Latin America.
Keywords: Virtual Reality, Entertainment, Security, financial plan, Market Share.

EL PARADIGMA DE LA REALIDAD VIRTUAL - ESTUDIO DE CASO CON ÉNFASIS EN COMPAÑÍA DE MARKETING: HRVA - HipeRrealidad Virtual Avanzada

RESUMEN: Debido al acelerado desarrollo de la tecnología, la innovación y el crecimiento del mercado de los juegos, podemos identificar que perspectivas muy prometedoras para varios segmentos vinculados al área de la realidad virtual, debido a la creciente inseguridad provocada por la violencia urbana, parece que la sociedad está elegir buscar diversión segura. Ante este escenario, un grupo de ejecutivos idealizó la creación de la empresa HRVA - Hiper Realidade Virtual Rápida S.A. que tiene como objetivo brindar a sus clientes diversión y entretenimiento en las fiestas, y contar con la obtención de ganancias en este nicho de mercado. El análisis del entorno interno y externo fue fundamental para evaluar las oportunidades y amenazas de este segmento, se pudo identificar que las fortalezas de HRVA serán suficientes para tener una Participación de Mercado significativa. El plan financiero presenta simulaciones considerando posibles variaciones en el consumo y cambios en la economía interna y externa. El público objetivo de nuestros productos son estudiantes universitarios y personas mayores, sin sexo. Con la nacionalización del 75% de la materia prima y el 65% del software, tenemos un producto con competitividad en el mercado nacional y luego de la estabilidad de las ventas internas, la meta de los ejecutivos es comenzar a exportar a Latinoamérica.
Palabras clave: Realidad virtual, Entretenimiento, Seguridad, plan financiero, Market Share.

 

Para citar este artículo puede uitlizar el siguiente formato:

Antônio Augusto Almeida Campos, Ângelo Sérgio Zobiole, Débora Andréia Schimitz Klier, Marcio Roberto Kriger Lino, Maycon Georgio Vendrame, Sonia Mendes S. Spier (2020): “O paradigma da realidade virtual. Estudo de caso com ênfase em marketing empresa: HRVA – Hiper-Realidade Virtual Avançada”, Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, ISSN: 1696-8352, (agosto 2020). En línea:
https://www.eumed.net/rev/oel/2020/08/realidade-virtual.html





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