Leonardo Flach*
Luísa Karam De Mattos**
Sérgio Roberto Pinto Da Luz***
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Brasil
leonardo.flach@ufsc.br
Archivo completo en PDF
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI como ferramenta de gestão para cursos de graduação. É realizada uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (estudo de caso no período de 2006 a 2015). A pesquisa identifica objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional relevantes na gestão da graduação. É apresentado quais dados institucionais contribuem de forma efetiva para a gestão. O trabalho avança com a aplicação de um questionário, o qual visa levantar e conhecer a percepção dos coordenadores dos cursos de graduação a respeito dos objetivos e metas do PDI. A análise desses questionários permite propor diretrizes para o processo de Gestão nos cursos de graduação. Adotou-se metodologia de pesquisa predominantemente qualitativa, com um questionário estruturado. O trabalho identifica as metas de maior aceitação junto aos coordenadores de cursos de graduação, e que são necessárias ações de sensibilização sobre as metas com menor percepção de importância pelos coordenadores de cursos das diversas áreas avaliadas.
Palavras-chave: Plano de Desenvolvimento Institucional; Cursos de Graduação; Coordenadores de Graduação; Gestão Universitária.
Para citar este artículo puede uitlizar el siguiente formato:
Leonardo Flach, Luísa Karam De Mattos y Sérgio Roberto Pinto Da Luz (2018): "O plano de desenvolvimento institucional como ferramenta de gestão: um estudo na Universidade Federal de Santa Catarina", Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, (septiembre 2018). En línea:
https://www.eumed.net/rev/oel/2018/09/desenvolvimento-institucional.html
//hdl.handle.net/20.500.11763/oel1809desenvolvimento-institucional