César Augusto Soares da Costa (CV) *
Que conceitos devemos pensar quando nos referimos à uma Educação Superior de qualidade? Pois, sim, tratada a seguinte premissa como um corriqueiro chavão, típico dos movimentos estudantis que marcaram profundamente a idéia de uma Universidade que leve em conta, este fim, diversos professores e pesquisadores destacados do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido tomaram a ousadia que refletir tal postulado. Do fecundo debate, finalmente vem à tona uma significativa obra sobre o tema: Inovação e Qualidade na Universidade, organizada de modo brilhante pelos professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Marília Morosini e Jorge Audy, merece destaque. Assim, Inovação e Qualidade na Universidade constitui uma temática relevante e premente na atual sociedade científica. Tais postulados questionam e geram projetos em busca de uma excelência, vital para o desenvolvimento do saber. Ambos os conceitos são pluridimensionais, complexos e herméticos nas suas tentativas de definições, porém, exigem esforços conjuntos para uma reflexão. Logo, incidem processos de organização, ação e avaliação, possuindo dinâmicas que devem adaptar-se a situações sociais, culturais e econômicas.
Diante tais fatores, a UNESCO e o Ministério da Educação (MEC) aludem ao valor da qualidade do Ensino Superior e orientam as instituições para sua consecução. Consequentemente torna-se indispensável recordar dos apelos e das recomendações expressas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para a Educação Superior no Século XXI: Ação e Visão (1998) e no Plano Internacional de Implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Os atributos inovação e qualidade devem abarcar todos os sujeitos, projetos e práticas da Educação Superior: qualificação do corpo docente, infra-estrutura adequada, planejamento, ensino (não proposto como catequização de informações, mas como um conhecimento interdisciplinar, ligado ao outros saberes), proposta curricular adequada às questões atuais, pesquisa séria e comprometida com a Academia (lamenta-se as Universidades e suas respectivas direções e professores que não a consideram primordial) e avaliação contínua de suas atividades.
A educação para o desenvolvimento sustentável permite, permear todo o processo educativo colaborando na tomada de decisões que levem em conta a ecologia, a justiça e a economia de todos os povos, como também de nossas gerações futuras. Posto isto, podemos afirmar que a qualidade na Educação Superior pode ser vista pelos principais aspectos, todos inerentes ao papel do sujeito: reconhecimento e prática dos quatro processos institucionais, como gestão, ensino, pesquisa e extensão; fornecimento de meios para uma sólida formação acadêmica e humanística, interligada ao conhecimento que leve à prática da responsabilidade social e cidadã; esclarecimento sobre o compromisso da pessoa com o meio-ambiente e com o progresso humano e social; garantia e respeito ás identidades culturais; desenvolvimento de competências, como interação de tecnologias e trânsito de linguagens diversas; por fim, propiciar o pleno desenvolvimento de habilidades intelectuais necessárias para o contínuo apreender da vida.
Em geral, a obra Inovação e a Qualidade na Universidade traz à lume e a reflexão do nosso papel enquanto educadores e gestores, colocando desafios e compromissos para uma sociedade que passa por uma velocidade alarmante nas transformações técnicas, humanas, culturais e econômicas, e que, não deve prescindir também de uma inovação na maneira de repensarmos o conhecimento que estamos produzindo. Por fim, a obra merece cumprimentos pela forma e maneira em tratar de uma temática já discutida nos nossos meios profissionais, mas que ainda, não havia uma sistematização de seus ideários. Assim, a obra certamente não só cumprirá seu papel dinamizador (seja na direção das instituições), mas por possuir em seu horizonte, o debate de projeto sério onde todos somos co-responsáveis pelas transformações que almejamos!
* Sociólogo e Pesquisador. Mestre em Teologia/PUCRS, Bacharel em Ciências Sociais/UFPEL e em Teologia/UCPEL. Professor convidado no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina/CESUSC na cidade de Pelotas nos cursos de Pós-Graduação em Educação.
|
Los autores interesados deben enviar sus textos en formato DOC a: lisette@eumed.net junto a un resumen actualizado de su CV.
Director |
|