Revista: CCCSS Contribuciones a las Ciencias Sociales
ISSN: 1988-7833


A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA DISCIPLINA DE DIREITO E TEATRO DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA – FADISMA

Autores e infomación del artículo

Candisse Schirmer*

Dinora Tereza Zucchetti**

Simone Loureiro Brum Imperatore***

Universidade Feevale, Brasil

E-mail: candisseschirmer@gmail.com


RESUMO

O presente artigo reflete acerca da potencialidade da observação participante na disciplina de Direito e Teatro da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA como forma de sensibilização aos acadêmicos do Curso de Graduação em Direito. Destaca-se que a política de ensino da FADISMA se solidifica nos quatro desafios da educação abarcados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –  UNESCO, quais sejam: “Aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos e a viver com os outros” e “aprender a ser” (DELORS, 2012). Nesse viés, em um primeiro momento é realizada uma abordagem acerca do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da instituição de educação superior sob a vertente da formação ao atrelar os ditames da fundamentação teórico-metodológica do Curso. Posteriormente, a análise se dá com metodologia prevista no Plano de Ensino da disciplina optativa de Direito e Teatro, sob a égide do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, utilizando elementos como teoria, prática e experiência para proporcionar a construção do conhecimento, refletindo sobre a formação do aluno munido de autonomia e consciente dos fundamentos oriundos da realidade. Na terceira seção é trazido recorte de relatos de discentes da disciplina que participaram da teatralização sobre Bullying. Para a realização desse ensaio, utilizou-se o método de abordagem dedutivo, método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica, utilizando-se da análise bibliográfica e documental, por meio de fichamentos e resumos. Ademais, exsurge ressaltar que a empiria norteia os caminhos desta pesquisa. O tema revela a importância da formação curricular não estar associada a caixas e gavetas, permitindo a amplitude do olhar por meio de atividades complementares, assim como disciplinas optativas, representando desta forma, trajetórias de vida e participação repleta de significados.

Palavras-chave: Direito. Experiência. Metodologias Ativas. Teatro. Teoria x Prática.

ABSTRACT

This article reflects on the potential of participant observation in the discipline of Law and Theater of the Faculty of Law of Santa Maria - FADISMA as a way of sensitization to undergraduate law students. FADISMA's teaching policy is solidified in the four education challenges addressed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO, namely: “Learning to know”, “Learning to do”, “Learn to live together and live with others” and “learn to be” (DELORS, 2012). In this bias, at first, an approach is made about the Pedagogical Project of the Law Course of the institution of higher education under the aspect of training by linking the dictates of the theoretical-methodological foundation of the Course. Subsequently, the analysis is based on the methodology provided for in the Teaching Plan of the optional subject of Law and Theater, under the auspices of Augusto Boal's Theater of the Oppressed, using elements such as theory, practice and experience to provide the construction of knowledge, reflecting on the formation of the student with autonomy and aware of the foundations derived from reality. In the third section is brought clipping reports of students of the discipline who participated in the theatricalization about Bullying. For this essay, the deductive approach method, the monographic procedure method and the bibliographic research technique were used, using the bibliographic and documentary analysis, through records and summaries. In addition, it exsurges to emphasize that the empiric guides the ways of this research. The theme reveals the importance of curricular formation not being associated with boxes and drawers, allowing the breadth of the look through complementary activities, as well as optional disciplines, thus representing life trajectories and meaningful participation.

Keyword: Right. Experience. Active Methodologies. Theater. Theory x Practice.


Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Candisse Schirmer, Dinora Tereza Zucchetti y Simone Loureiro Brum Imperatore (2020): “A observação participante na disciplina de direito e teatro da faculdade de direito de Santa Maria – Fadisma”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (marzo 2020). En línea:
https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/03/participante-disciplina-direito.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/cccss2003participante-disciplina-direito




Publicado: 02/03/2020

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