Jorge Leal da Silva*
Universidade Federal de Viçosa (UFV) Brasil
E-mail: Jorge.leal@ufv.br
RESUMO
O presente objetivou discutir a adequação o institucionalismo discursivo (ID) em estudos organizacionais, quando do exame da gestão de pessoas em instituições da Justiça. Nesse caminho, discutiu a direção de estudos na área de Human Source Managemen (HRM) e suas raízes positivista na Política Nacional de Gestão de Pessoas (PNGP) do poder Judiciário. Para adequar a abordagem do Institucionalismo Discursivo (ID) para a área, fez uso de conceitos da ciência Política. Como resultado principal, oferece um modelo-teórico analítico para o exame de discursos quando da alteração de políticas em Gestão de Pessoas em instituições da Justiça.
Palavras-chave: Institucionalismo Discursivo; Instituições da Justiça; Gestão de Pessoas
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo discutir la idoneidad del institucionalismo discursivo (ID) en los estudios organizacionales, al examinar la gestión de personas en las instituciones de justicia. De esta manera, discutió la dirección de los estudios en el área de Human Source Managemen (HRM) y sus raíces positivistas en la Política Nacional para la Gestión de Personas (PNGP) del Poder Judicial. Para adaptar el enfoque del institucionalismo discursivo al área, hizo uso de conceptos de la Ciencia Política. Como resultado principal, ofrece un modelo analítico teórico para examinar los discursos al cambiar las políticas de gestión de personas en las instituciones de justicia.
Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:
Jorge Leal da Silva (2020): “Compreender a gestão de pessoas em instituições da justiça a partir do insitucionalismo discursivo: uma abordagem possível em ciências sociais?”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (marzo 2020). En línea:
https://www.eumed.net/rev/cccss/2020/03/gestao-pessoas-instituicoes.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/cccss2003gestao-pessoas-instituicoes