Contribuciones a las Ciencias Sociales
Mayo 2009

 

RESENHA AL TEXTO: VATTIMO, GIANNI. APRÈS LA CHRÉTIENTÉ. POUR UN CHRISTIANISME NON RELIGIEUX. Paris: Calmann-Lévy, 2004
 

 

César Augusto Soares da Costa (CV) *
csc193@hotmail.com



Qual seria o futuro da religião no cenário contemporâneo? Pois ao lado do quadro já conhecido pela crítica moderna à favor da secularização, parece-nos oportuno, assinalar na atualidade a relevância de um discurso sobre a religião. Sabemos que no final dos anos 70, viu surgir um debate sobre o significado de um possível retorno do sagrado nas sociedades pré-industriais. Nesta resenha, tendo como referência a obra de Gianni Vattimo, denominada Après la chrétienté. Pour un christianisme non religieux (Depois da cristandade. Por um cristianismo não religioso, ainda sem tradução para o português), consideramos necessário refletir sistematicamente a situação da religião, a partir da análise de sua obra e examinando quais seriam as conclusões que podem ser tiradas. Sendo também relevante, pensarmos as transformações da religião no cenário pós-moderno, aludindo para a perspectiva de uma sociedade pós-secularizada como propõe Vattimo.
 



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Completa, E.R.: Resenha al texto: VATTIMO, Gianni. Après la chrétienté. Pour un christianisme non religieux, en Contribuciones a las Ciencias Sociales, mayo 2009, www.eumed.net/rev/cccss/04/casc2.htm


Assim, o subtítulo de Après la chrétienté (Por um cristianismo não religioso), desmistifica de aderirmos facilmente a concepção de um tal retorno da religião. Vattimo quer representar a imagem de uma religiosidade pós-moderna onde a razão e a fé não terão mais o mesmo significado. Ter fé em Deus não resultará mais em colocar a existência de um fundamento último nem de uma estrutura metafísica do real, onde crer não será mais plausível, se pensarmos na crença segundo a qual a razão será capaz de dar um significado coerente às estruturas do ser. Conseqüência disso, para o autor, é a especialização das linguagens científicas, a fragmentação das esferas da existência e o pluralismo heterodoxo da sociedade moderna tardia que tornam impensáveis uma ordem de mundo. Surgem assim, a desorientação das sociedades ocidentais, na qual o Iluminismo que em sua proposta pretendia suprimir o sagrado, e no qual a Razão ilustrada expandia em milagres de expressões.

Para Vattimo, mesmo tendo de um lado os valores autênticos do cristianismo, e do outro, a secularização e uma filosofia pós-metafísica, é possível encontrar um caminho que passe ao largo entre estas duas perspectivas. Tal é o esforço do autor! Assim, ele utiliza um velho conceito o qual denomina de “pensamento fraco”, no qual é exercido no vazio deixado pelo esvaziamento da razão, capaz de dar total conta da realidade, dos valores absolutos, se tornando uma característica do homem pós-moderno. Homem que deve agora, olhar o mundo sem arrogância, porque o mundo é um misto de linguagens históricas diferentes das quais é necessário recolher o vestígio por esta atitude de acolhimento que Vattimo traduz por pietas. Em seu Après la chrétienté (Depois da cristandade), o filósofo dá um passo a frente, ao utilizar esse processo de despotencialização às categorias do cristianismo. Se o pensamento do Ser como acontecimento e como destino de enfraquecimento marca a derrocada da física, podemos afirmar que este enfraquecimento, aplicado a história religiosa do Ocidente, traz a secularização do sagrado na concepção do filósofo.

Pensamos que a raiz interpretativa assinalada pelo autor de que o “pensamento fraco” se torna mais visível ao que as categorias fortes da razão excluíam ou uniam pela força, seria menos violento e mais respeitoso à diversidade de costumes e estilos de pensamento. Como um pensamento cristão fraco é um pensamento menos dogmático, é portanto, mais estético e livre à interpretações segundo sua perspectiva. Na visão de Vattimo, enfraquecer o cristianismo não é reduzi-lo ou mutilá-lo, é restituir sua autenticidade acolhendo sua mensagem autêntica da encarnação, pela qual Deus “desce do céu da transcendência onde a mentalidade primitiva o confinava”.

Objetivamente, poderíamos concluir que a intenção do autor, é restituir vida à mensagem cristã, esvaziado-a de toda religiosidade e esperando crer por uma fé laica. Em linhas gerais, assinalamos que trata-se de uma boa obra do autor sobre o horizonte religioso no cenário pós-moderno, como também um tema já amplamente abordado pelos mais brilhantes intelectuais da atualidade!

* Sociólogo e Pesquisador. Mestre em Teologia/PUCRS, Bacharel em Ciências Sociais/UFPEL e em Teologia/UCPEL. Professor convidado no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina/CESUSC na cidade de Pelotas nos cursos de Pós-Graduação em Educação.

 


Editor:
Juan Carlos M. Coll (CV)
ISSN: 1988-7833
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