O registro de uma imagem compreende uma transformação geométrica que relacionam coordenadas de uma imagem (linha, coluna) com coordenadas de um sistema de referência (INPE, 2004). A primeira razão para a realização de correção geométrica de imagens é a existência de distorções sistemáticas introduzidas durante a aquisição das imagens. Portanto, a correção geométrica trata, prioritariamente, da remoção dos erros sistemáticos presentes nas imagens (D'Alge, 2001).
O processo de georreferenciamento é fundamental para a solução de diversos problemas práticos na área de sensoriamento remoto, tais como: integração de uma imagem à base de dados existente num SIG; aplicação na área de cartografia, uso da terra, geografia, que exigem alta precisão geométrica ou fidelidade com respeito à cena, fusão de imagens adquiridas por sensores diferentes, aplicações relacionadas com a combinação de imagens sobre uma grande área (mosaico) e na análise de dados multitemporais (imagens adquiridas em épocas diferentes). Para que a precisão cartográfica seja avaliada em imagens de sensoriamento remoto, faz-se necessário que as mesmas sejam corrigidas das suas distorções e os elementos que as constituem fiquem referidos a algum sistema de coordenadas (QUEIROZ, 2003).
Para a realização do registro podem-se utilizar transformações polinomiais de 1º e 2º grau. O modelo polinomial utiliza equações para estabelecer uma relação entre coordenadas de imagem e coordenadas geográficas, através de pontos de controle. Os pontos de controle são feições homólogas facilmente identificáveis (confluência de rios, cruzamento de estradas etc.) tanto na imagem de interesse, quanto no sistema de referência (cartas topográficas, mapas digitais, imagem previamente registrada etc.). O desempenho desse modelo depende da distribuição e da exatidão das coordenadas dos pontos de controle, bem como da adequação da função polinomial escolhida (Crósta, 1992 apud RIZZI, 2004).
En eumed.net: |
1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores) Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER). Libro gratis |
15 al 28 de febrero |
|
Desafíos de las empresas del siglo XXI | |
15 al 29 de marzo |
|
La Educación en el siglo XXI |