A área de estudo compreende o município de Pedro Afonso-TO, criado em 1903, sendo suas terras desmembradas do município de Porto Nacional. Em 1845, Frei Rafael de Taggia e sua comitiva desembarcaram no local onde hoje está situada a cidade, com o intuito de catequizar os índios Xerente e Krahô. Em 1849 sob a lei provincial, a localidade recebe o nome de Pedro Afonso em homenagem ao príncipe Dom Pedro Orleans e Bragança (PREFEITURA, 2010).
De acordo com a SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Tocantins, o município está localizado na Região Nordeste do Estado do Tocantins, e para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Meso-Região Oriental do Tocantins, conforme figura 3.1. Sua sede municipal está localizada na Latitude (φ): 08°58’03” S e Longitude (λ): 48°10’29” W, à uma altitude média de 201 metros, distante aproximadamente 173 km da capital do Estado do Tocantins, possuindo uma extensão territorial de 2.050,30 Km² (SEBRAE, 2006).
O município está localizado em uma espécie de bifurcação ou encontro de dois grandes rios do Estado do Tocantins, tendo o Rio Tocantins ao seu lado esquerdo e o Rio do Sono ao seu lado direito. Limita-se ao norte com o município de Bom Jesus do Tocantins; ao sul com o município de Tocantínia; a leste com Centenário e Rio Sono e a oeste com os municípios de Rio dos Bois e Tupirama.
O acesso principal à sede municipal de Pedro Afonso pode ser realizado utilizando a rodovia TO-336, que a interliga com a rodovia federal BR-153 (Belém-Brasília), e também pela TO-010 que a interliga com os municípios de Tocantínia e Palmas, a mesma TO-010 interliga o município com Bom Jesus e Santa Maria. O município está localizado a 16 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul.
Figura 3.1 - Mapa de localização do município de Pedro Afonso-TO
En eumed.net: |
1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores) Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER). Libro gratis |
15 al 28 de febrero |
|
Desafíos de las empresas del siglo XXI | |
15 al 29 de marzo |
|
La Educación en el siglo XXI |