A elaboração dos mapas temáticos apresenta de forma geral os principais temas presentes na área de estudo, e que possuem uma relação importante para o desenvolvimento da principal atividade econômica exercida nesta área: a agricultura. Os mapas têm como objetivo a localização das diferentes classes relacionadas a cada tema, possibilitando a visualização e a distribuição espacial dos mesmos. Nesta visão, os estudos de mapeamento temático visam a caracterizar e entender a organização do espaço, como base para o estabelecimento das bases para ações e estudos futuros (MEDEIROS; CÂMARA, 2001 apud ECKHARDT et al., 2007).
De fato a autora reconhece que são necessários estudos futuros e mais detalhados para atualizar e validar estas informações, além disso, melhorar o nível de detalhe dos mesmos, para que estes possam servir de apoio para a instalação de atividades em geral, e contribuir para a conservação dos recursos naturais ali existentes.
Os mapas geológicos são de suma importância, pois está interligado com a área da pedologia, a qual estuda os tipos de solos, visto que as rochas são o principal material de origem dos solos, o entendimento e a interpretação dos mapas geológicos têm grande utilidade para o estudo e conhecimento dos solos (MUGGLER et al., 2005). A geologia da área de estudo se divide em: formação Poti, formação Langá, formação Cabeças, formação Pimenteiras e Holoceno Aluvionar.
O mapa geomorfológico apresenta as principais formas de relevo presentes na área de estudo. A geomorfologia está ligada à análise do relevo e pode auxiliar em estudos que definem a vulnerabilidade do meio ambiente e no estabelecimento de legislação para sua ocupação e proteção (FLORENZANO, 2008). O Mapa Geomorfológico apresentado na figura 4.5 tem a presença das seguintes formas: áreas de acumulação inundáveis, terraços fluviais, terraços fluviais-formas erosivas, patamares estruturais e dissecado em mesas.
Porém, é importante ressaltar que o objetivo da pesquisa não inclui o mapeamento geológico e geomorfológico, mas pretende apresentar através dos mapas as formações presentes na área de estudo, enriquecendo o conteúdo da mesma. Os mapas geológico e geomorfológico da área de estudo, foram elaborados pela autora a partir de dados cedidos pela SEPLAN (2000).
En eumed.net: |
1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores) Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER). Libro gratis |
15 al 28 de febrero |
|
Desafíos de las empresas del siglo XXI | |
15 al 29 de marzo |
|
La Educación en el siglo XXI |