A cadeia produtiva do biodiesel pode ser organizada em quatro etapas: a primeira compreende o suprimento da matéria-prima básica (óleo vegetal) para a etapa industrial, representada pela indústria de insumos, os produtores rurais e a indústria de extração de óleo bruto e refino; a segunda se refere à produção industrial propriamente dita, representada, principalmente pela fábrica de biodiesel; a terceira diz respeito à cadeia de distribuição do biodiesel puro ou misturado e, compreende os distribuidores atacadistas e varejistas e em alguns casos outros intermediários e por último o consumidor final que pode ser representado pelo mercado externo, mas também pelo pequeno ou grande consumidor interno (GARCIA, 2007).
A Figura 2.12 apresenta os principais elos da cadeia produtiva do biodiesel, que são: a produção do grão, a extração do óleo, a produção de biodiesel a partir do grão, a distribuição e a revenda ao consumidor.
Figura 2.12 - Cadeia produtiva do biodiesel
Fonte: Santos (2005) apud Leiras (2006, p.22)
A cadeia produtiva do biodiesel gera alguns subprodutos, os quais devem ser focos de análises mais detalhadas, pois podem ser um fator determinante para a viabilidade econômica da produção desse combustível. Entre os principais pode-se citar: a glicerina, lecitina, farelo e a torta da oleaginosa. Observa-se que estes subprodutos podem agregar valor e constituir outras fontes de renda importante para os produtores agrícolas e industriais. Entretanto, deve ser levado em consideração que este aproveitamento apresenta-se como um desafio para buscar novas aplicações para estes, pois a oferta aumentará bastante em decorrência da produção do biodiesel (RATHMANN et al., 2005).
A introdução do biodiesel possibilitará progressivamente a diminuição da dependência externa do diesel. A adição de 2% de óleo vegetal tendo como referência o consumo em 2006 demandará um volume de 812 milhões de litros deste combustível. Como a Lei nº 11.097/2005 estabelece a obrigatoriedade de 5% de biodiesel a partir de 2013, o volume necessário de biodiesel será de 2.030 milhões de litros, considerando-se o consumo de diesel para o ano base de 2006. Entra em vigor, a partir de 1º de julho de 2008, uma medida do governo federal que altera o percentual de biodiesel de 2% para 3%, o que gerará uma demanda de 1.200 milhões de litros (ANP, 2008 apud MOURAD, 2008).
En eumed.net: |
1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores) Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER). Libro gratis |
15 al 28 de febrero |
|
Desafíos de las empresas del siglo XXI | |
15 al 29 de marzo |
|
La Educación en el siglo XXI |