Yolanda Vieira de Abreu
Marco Aurélio Gonçalves de Oliveira
Sinclair Mallet-Guy Guerra
Organizadores
yolandaabreu@gmail.com
Para se entender o que se passa no mundo acadêmico é necessário, antes de tudo, compreender um pouco de semântica, dado que sua aplicação é útil em toda e qualquer ciência. Um exemplo disso é a interpretação de três palavras aparentemente semelhantes, mas que leva a diferentes compreensões quando aplicadas.
Alterar pode ser entendido como aquela palavra que não interfere total e radicalmente nas frases, mas que pode ser usada como sinônimo, complemento de frases, ênfase ou reforço frasístico sem grande modificação ou transformação em seu sentido. Modificar é diferente por conter o objetivo claro e específico de apresentar outra conotação em suas aplicações, utilizações e aqui já levam a frase ou texto a outro sentido sem, contudo, transformá-la completamente. Finalmente, transformar tem um sentido mais forte, mais amplo. Sua aplicação é dirigida diretamente para outro espaço interpretativo. Como exemplo pode-se aplicar estas três palavras em ciências. O calor altera a temperatura dos corpos. Caso suba, pode modificar sua forma, por exemplo. Atingindo limites elevados (para tais corpos) podem transformá-los quanto à forma, cor e textura.
No Brasil, desde a metade da década de 1990 os estudos sobre planejamento foram sendo alterados, sobretudo e de forma especifica o referente a energia em função da predominância do mercado como o novo elemento determinador de ações. Primeiramente, passou-se a discutir a questão da interdisciplinaridade, fragilizando-se a busca feita décadas anteriores de que em energia não há uma disciplina predominante tamanhas são as intercorrências entre umas e outras. A foragem de um de poço de petróleo tem início pelos estudos sísmicos, passa pela Economia por causa das necessidades dos investimentos requeridos e dos custos decorrentes, deve atender a Química para avaliação das repercussões nesse campo. A sociedade precisa saber qual será o impacto sobre aglomerados humanos, para isso faz-se necessária a busca de esclarecimentos a respeito das questões ambientais incorridas, a montante e a jusante, hoje e no futuro.
As modificações sobre tais estudos foram sendo introduzida, principalmente, pela não compreensão dessas necessidades interpretativas. O sprit-de-corp de recém doutores os leva a buscar mais força na coesão de seu grupo, procurando o distanciamento de toda e qualquer intromissão que poderia fragilizá-la. O solido conhecimento em si, ou seja, o completo domínio de sua formação científica e tecnológica os distancia totalmente de uma visão moderna em que se deve buscar uma amplitude maior de conhecimentos.
Não se está defendendo a hipótese de que compreender as modernas teorias sobre desenvolvimento representa uma afirmação do sistema econômico vigente no mundo atualmente. Não se está impondo que um formado em uma disciplina deva dominar com profundidade todos os conceitos, regras e normas operacionais de outra.