Jacob J. Lumier
j.lumier@gmail.com
Neste trabalho encontram-se reunidos textos e artigos expondo minhas leituras de Sociologia da Literatura. Evitei polemizar sobre certos produtos da indústria cultural que muitas vezes são lançados como se tivessem a aparência de literatura. O leitor benevolente verá nesta coletânea que passei à margem dessas estórias extravagantes em que os extraordinários efeitos visuais dos filmes nos são oferecidas em volumes que parecem livros onde seria de esperar conteúdo literário.
Tampouco me detive no catastrofismo saboreado pelos best-sellers das grandes editoras. É claro que o consumismo dos chamados gêneros fantásticos e dos romances-reportagens sensacionalistas também é pesquisado em sociologia, e serve ao desenvolvimento do mercado editorial. Sei disso e não preconizo uma sociologia da literatura elitista ao dar aproveitamento e atualidade às fontes históricas que revalorizam a arte de Proust.
Pelo contrário. A utopia negativa como horizonte crítico da cultura alimentada pelo "Sempre-Igual" descobre a referência básica da sociologia literária na pesquisa sobre a ambiguidade do romance tornado técnica de comunicação: exige verificar a situação do gênero romanesco em face da realidade, no momento antirrealista do romance ao século vinte.