Luiz Gonzaga de Sousa
gonzaga@ch.ufcg.edu.br
Este trabalho tem como objetivo levantar alguns questionamentos sobre a vida social e econômica de Campina Grande e de sua circunvizinhança, porque o importante não é somente trazer à discussão tudo o que aconteceu numa cidade, mas, aquilo que pode influir nas posições de seu derredor. É o caso desta cidade, que tudo que é feito no seu interior; todos aqueles que direta e indiretamente vivem de sua economia e sua vida social tem recebido a sua influência e os seus efeitos. É claro que os acontecimentos presenciados em Campina Grande, afetam a Pocinhos, Esperança, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Puxinanã e muitas outras cidades que copiam fervorosamente, já levando em consideração que vai dar certo.
Isto é uma verdade e não é pecaminoso caminhar por estas veredas, tendo em vista que, se as pessoas têm condições de fazer as coisas certas, ou com o mínimo erro possível, nada mais correto do que eliminar os riscos e partir seguro. Esta imitação tem seus pontos positivos, assim como, têm o seu lado perigoso, isto é, na hora que essa imitação for entendida errada, certamente levará a uma queda bem maior, por causa do efeito dominó. Por isso, é preciso muito cuidado e muita visão, para que a imitação seja trabalhada dentro do princípio de uma avaliação e de um estudo sério para verificar, se sua aplicabilidade deve ser feita e quais as perspectivas de sucesso. Isto é importante e fundamental, quando se devem tomar decisões considerando-se que tal modelo não é original e precisa se adaptar a uma nova realidade.
O primeiro trabalho apresentado nesta coletânea é um estudo feito sobre a questão política comunitária, que teve origens nos anos cinqüentas, perdura até os dias atuais e seus resultados políticos para a comunidade são cada vez menores. Estudou-se a origem do movimento comunitário na cidade; quem trouxe; assim como, os primeiros momentos no país e qual a relação existente na vida política do município, no estado e na nação. Isto demonstra o início também da formação política de muitos Vereadores, Prefeitos, Deputados, Senadores, Governadores e Presidente da república, que tiveram suas origens políticas nos levantes comunitários e porque não dizer estudantil e sindical.