¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato PDF (45 páginas, 1100 Kb)

Asas para voar
Estudo sobre o Crescimento e a
Crise de uma Região Europeia

Paulo Reis Mourão
 

9. Tópicos finais

O presente estudo reconheceu as seguintes realidades populacionais actuais que tocam Trás-os- Montes e Alto Douro:

- uma desertificação crescente da região, ainda que com alguns sinais de contradição no seu interior relacionados com o crescimento dos concelhos ligados a cidades com dinâmicas potenciais;

- um fenómeno de concentração em torno de núcleos urbanos fortes no contexto considerado e um crescimento das áreas semi-urbanas;

- um envelhecimento populacional notório.

Ao nível cronológico, é possível constatarmos um ciclo generalizado para a região de crescimento, até à década de 60, com uma redução a diferentes ritmos no conjunto até aos nossos dias. Internamente, os concelhos tiveram desempenhos diferenciados, conseguindo os actuais núcleos urbanos, no geral, comportamentos mais positivos.

A região apresenta apesar dos fenómenos anteriormente denunciados um forte peso de populações localizadas em freguesias rurais que, antes de serem consideradas como um elemento a denegrir, devem ser compreendidas como um recurso gerador de mais-valia para todas as dinâmicas que se propõem realizar na área.

Detém, igualmente, uma din âmica de projecção mais optimista relacionada com o corredor conjugado IP4 e IP3, que deve funcionar como elemento activador de efeitos positivos extrapolados para toda a região, evitando o afastamento dos concelhos não abrangidos por este potencial.

O comportamento da região, em termos de movimentação populacional, não foi, no entanto, tão pessimista como anteriores estudos previam, pelo que se nos afigura possível a concepção de soluções dirigidas à região com especial oportunidade no presente contexto.

Trás-os-Montes e Alto Douro revela agora um conjunto de potencialidades que, numa óptica de compromisso regional entre autarcas, investidores e população em geral, trará possibilidades de desenvolvimento sustentado à região e um contributo paradigmático pa ra o País.  


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net