Google
En toda la web
En eumed·net






Keynes em Cambridge 1932-1935
Mario Gómez Olivares

2.         As lições de Keynes em Cambridge: Da Teoria Monetária da Produção á Teoria Geral.

Para ver los símbolos correctamente
debe acceder, pulsando aquí,
a la versión completa en formato DOC,
para imprimir (107 páginas, 356 Kb)

 

14 de Outubro de 1935

Nas ‘Michaelmas Term Lectures’  Keynes utiliza várias  versões das minutas da Teoria Geral,  mas provavelmente  utilizando as versões semelhantes à versão final da Teoria  Geral que apareceria apenas uns meses mais tarde[1].

As ‘lectures’ desse ano intitulavam‑se “The General Theory  of Employment‑ The Theory of the Output as a Whole”, embora  nos esquemas a partir de 1934 apareça o nome “ The General            Theory of Employent, Interest and Money”.

A primeira lição em 14 de Outubro de 1935 é dedicada à  crítica aos postulados da teoria clássica. Esta lição não  têm quase diferência formais coma lição do ano anterior,  o  que grafica um grau de satisfacção por parte de Keynes  relativamente ao conteúdo dos dois primeiros capítulos da  Teoria Geral. A teoria clássica representa um caso especial;  os trabalhadores se comportam de tal modo que um  crescimento dos preços dos bens salários não induz uma queda do  desemprego.  A maior parte do desemprego cíclico não é  voluntário. O salário rel está determinado por outras  forças. A não validade do segundo postulado clásico implica  a não validade do postulado de que a oferta cria a sua  própria procura, negando‑se assim a existência do desemprego  involuntário.


 

[1] As lições como sólito se realizaram no trimestre de Outuno.  A   Teoria de Keynes estive pronta em finais de Dezembro, sujeita du­rante esses meses as últimas revisões. Existe uma comparação  dos   diferentes  esboços  das diferentes versões de 1934  e  1935  que   evidenciam  as  principais corecções introducidas  nos  capítulos   sobre  definições  e  terminologia. Nessas  minutas  não  aparece   nenhuma  versão dos capítulos que constituem o livro VI,  o  qual   estava, como sabemos da carta a Joan Robinson anteriormente cita­da, as ser re‑escrito. Ver Keynes J.M., JMKCW, vol. XIV, Appendix,   pp. 351‑512.