¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IX

 

 

PROCESSO DA ATUAÇÃO DO GOVERNO

 

 

         A questão governamental tem passado por muitas discussões calorosas quanto á sua participação, a sua dinâmica e a sua atuação frente aos problemas econômicos que a sociedade enfrenta no dia a dia da economia e da política que precisam ajustar as diversas classes sociais que existem e que precisam crescer juntas. Os governos ás vezes são ditadores militares, ás vezes são democráticos e outras vezes são ditadores de Estado, isto quer dizer que é o Estado que domina, estipula as condições de produção e distribuição e alocação dentro de sua estrutura de poder que lhe é peculiar. Com isto, verifica-se que o Estado através do governo tem um papel muito importante numa política industrial que necessita ser bem organizada, serem quebradas as arestas das desigualdades e que se consiga o bem-estar verdadeiro.

         A situação do Estado na economia deve ser bem discutida para não pairarem dúvidas quanto aos rumos tomados pelo Estado no complexo da estruturação de todos os setores da economia, quer seja a problemática da agricultura, do setor serviços e, para este caso aqui, do setor de transformação industrial. Para este caso, as divergências na competição entre industriais, os incentivos aos setores mais carentes, a forma da distribuição de renda; os subsídios entre os gêneros de indústria, enfim todos os problemas envolvem a participação governamental neste processo. O governo tenta organizar a economia, com um planejamento econômico de maneira global, onde entra a participação de uma política industrial coordenada com os outros setores que fazem parte da economia, cujo setor de transformação tem o maior percentual.

         A política desprendida em prol da organização econômica é feita pelo governo que estipulava suas metas e tenta dirigi-las de comum acordo com todos os seus participantes, isto é, a classe inferior e a classe alta, os patrões e os trabalhadores, os agricultores e os citadinos, enfim todos têm a sua cota no todo. É assim que o governo é importante na conjuntura das desigualdades e dos atrasos que precisam ser acionados rapidamente para que se saia do marasmo do subdesenvolvimento e da dependência de tecnologias importadas do resto do mundo. Uma política industrial necessita do governo neste contexto de seriedade, de crédito de financiamento e de busca de bem-estar para todos que precisam de uma indústria que seja impulsionada pela agricultura, onde todos tiram proveito igualmente.

            Numa política industrial, a participação governamental é de grande valia, porque é ele que organiza todas as variáveis dentro do sistema, mesmo que elas possam fluir de maneira natural, isto é, cada um fazendo a sua parte, tendo em vista que a oferta e a demanda são os propulsores da economia. Numa estrutura imperfeita, sempre há uma tendência a que os grandes agentes econômicos sobreponham os pequenos, conseqüentemente exercendo um poder político muito forte que lhes assegura a exploração e, a condução da economia é que é prejudicada. O governo não deve exercer as funções de empresário, no entanto, deve assumir a sua posição de orientador através de uma programação e planejamento que possam eliminar a anarquia individualista que sempre procura tirar proveitos para a sua atuação no mercado.

 


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net