¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

CRESCIMENTO VIA RENTABILIDADE

 

 

            Além de conhecidas algumas das variáveis de avaliação de desempenho industrial, não se deve esquecer do crescimento da empresa explicado pela técnica da rentabilidade que advém de todo processo de atuação de uma empresa, que visa alguns ganhos para que a firma possa investir nos diversos aparatos de crescimento da economia de forma geral. O crescimento dos empreendimentos acontece na dinâmica da produção com os recursos disponíveis dentro da fábrica, ou de compra de outros estabelecimentos que culminem com a expansão dos componentes da empresa, isto é, um aumento na acumulação do capital industrial. O bom desempenho que a indústria possa ter deve passar pelo crescimento empresarial que advém da rentabilidade da indústria, pois, sem lucratividade crescente não há condições de se conseguir acumulação na empresa, nem tão pouco ter possibilidade de uma competição ao nível das empresas que se encontram no mercado.

            O crescimento industrial acontece pela alocação dos recursos financeiros e técnicos da empresa com uma forma mais direta, porém, a agregação de outros grupos no processo se dá por conta de ineficiência, ou por compromissos que, ao longo do tempo, não foram possível cumprir, devido a problemas que foram se acumulando na empresa por incapacidade administrativa. A rentabilidade, por outro lado, está na dependência do nível de investimento, da rotatividade do capital, da estrutura de mercado, da estabilidade econômica, do progresso tecnológico, do poder competitivo que a empresa possa ter, de uma administração eficiente, e muitas outras formas de aumentar os ganhos industriais. Todavia, tem-se que existe uma relação muito forte entre o crescimento industrial e a rentabilidade da empresa, no entanto, não se pode crescer sem as condições propícias de disponibilidades financeiras, que dependem da lucratividade empresarial e da forma como são geridos os recursos disponíveis para a dinâmica de eficiência dentro e fora do estabelecimento.

            O desempenho de uma indústria passa pela análise dos índices de velocidade de rotação do capital, do investimento total e do capital próprio, assim como o conhecimento da forma que a empresa está atuando, de modo que as variáveis econômicas possam indicar que a dinâmica do crescimento que se apresente para uma empresa corresponda a uma rentabilidade positiva e desenvolvimentista. Não se pode avaliar o desempenho de uma industrial sem levar em conta toda uma trajetória administrativa de rentabilidade que designa o grau de acumulação que está acontecendo para o engrandecimento da indústria que se desenvolve com sucesso, pois a participação gerencial tem um peso essencial quanto ao comportamento da empresa. Este foi um dos objetivos na análise de desempenho com respeito à rentabilidade de uma indústria, ou empresa que está sendo conduzida harmonicamente, dentro do princípio de eficiência, com economias de escala e administração eficaz para o progresso que quer colocar a sua empresa numa competição ativa por muito tempo.

            Em resumo, um último elemento fundamental na análise de desempenho industrial é o crescimento de acordo com a dotação de capital próprio da empresa, para fazer frente a sua rentabilidade, ao considerar que a empresa só deve crescer de acordo com as suas condições de financiamento interno de seu capital no processo produtivo para atuar no mercado e possa gerar mais recursos para que possa ser reinvestido em sua melhora. O crescimento industrial deve ser o principal objetivo de um empresário que almeja sucesso de seu empreendimento e isto só advém, das condições de rentabilidade que o mercado proporcionar, como pagamento pelo sucesso de sua participação neste ambiente de compra e venda. Pois, uma empresa, ou indústria só cresce decorrente da posição dos ganhos de rentabilidade, todavia, este é o ponto nevrálgico de uma atividade industrial, que só se expande com investimentos, e estes, não acontecem se a instituição não conseguir lucros suficientes para tal fato.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net