¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

TECNOLOGIA E TAMANHO DA EMPRESA

 

 

            O progresso tecnológico é uma outra variável de fundamental importância numa boa administração de uma empresa, visto que, é daí que surgem a princípio, as economias de escala, as criações e inovações que tanto o industrial necessita para que a empresa possa caminhar pela trajetória de ser pequena, média, e/ou grande estabelecimento que atua na produção industrial da economia moderna. Quando se fala em pequena, média, e/ou grande empresa, de imediato está-se trabalhando a questão do tamanho industrial, ou composição industrial, ao considerar que uma grande empresa tem possibilidade de um melhor progresso tecnológico e, a pequena, um avanço tecnológico muito pequeno. Desta forma, verifica-se o favorecimento que ambos têm nesta conjuntura de produção, e, é este o objetivo de trabalhar o desempenho, verificando a relação progresso tecnológico no que respeita ao tamanho industrial como elemento de avaliação no comportamento da indústria como um todo.

            Quando se fala em progresso tecnológico na economia, de pronto, observa-se que algumas variáveis são fundamentais para melhor caracterizá-lo, isto significa dizer, o aprendizado, a experiência, o surgimento de novas máquinas, Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e muitas outras variáveis importantes na explicação do desempenho industrial. O tamanho industrial, ou de empresa, ajusta-se muito bem com a tecnologia que está a sua disposição, ao ter em conta, que uma empresa pequena não tem condições de uma tecnologia altamente desenvolvida e, isto, pode-se correlacionar com o tamanho que a indústria possa ter. Pois, é a tecnologia moderna que faz diminuir os seus custos e, por conseqüência, o seu preço, que melhora o bem-estar do consumidor que ganha baixos salários industriais, devido a concorrência inter-trabalhadores e avanço da técnica, cuja compensação aparece quando os preços diminuem.

            O tamanho industrial é de grande importância, porque as empresas de tamanho menor têm dificuldades em todos os sentidos dentro da economia, isto significa dizer, acesso ao crédito para expansão e custeio, competição desleal por não produzir em alta escala e, ser atingida pela deseconomia de escala que muito desfavorece a sua dinâmica de produção e comercialização num mercado exigente. A tecnologia nas pequenas empresas, em sua maioria, advém da imitação, ou do ensinamento de transferência de pais para filhos, havendo uma certa acomodação, por causa dos altos riscos que o progresso impõe, numa dificuldade ainda maior quanto aos recursos financeiros, cujo mercado de capitais não lhe dá acesso. Por isso, não pairam dúvidas quanto à relação existente na correlação entre o progresso tecnológico frente ao tamanho industrial, bem como sua influência no desempenho industrial, ou empresarial, em que ela está submetida para a sua sobrevivência e conseguir o seu desenvolvimento.

            O diferencial entre pequenas e grandes indústrias cada vez mais se expande devido às condições das últimas serem de facilidades quanto ao melhoramento de seu processo tecnológico econômico, enquanto que as primeiras não têm a mínima possibilidade de acompanhar diretamente os avanços da ciência, permanecendo sempre às margens da produção em escala e a reboque dos grandes capitais nacionais, ou internacionais. Por isso, é que o sistema de oligopolização industrial aumenta, por causa da tecnologia que tem avançado de maneira muito rápida nos últimos anos, formando os grandes grupos multinacionais, e transnacionais, com altos gastos em tecnologias modernas e mais poupadoras de trabalho. O que resta ao pequeno empresário é buscar na imitação uma forma de não ficar ultrapassado no tempo, e tentar de acordo com LIEBENSTEIN e seus seguidores, a sua sobrevivência e continuar no mercado contribuindo com a sua produção modesta, mas sempre atuando, sem o comodismo, porém, detectando as brechas de mercado para melhoramento de sua participação.

 


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net