¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

INVESTIMENTO VERSUS REGIONALIZAÇÃO

 

 

            Um outro ponto importante quanto a questão do desempenho industrial, ou da empresa é quanto à relação investimento com as potencialidades regionais, visto que o investimento é a base do crescimento e, a regionalização é um limitador, ou favorecedor de um bom nível de tal proposta investimento industrial. Com isto, coloca-se a questão do Nordeste e do Norte do Brasil, por serem regiões pobres, são necessárias políticas de apoio para que o empresariado possa direcionar os seus recursos para estas localidades, devido ao seu nível de pobreza e grau de consumo próprio da região que podem ser explorados pelos industriais de visão que procuram as aplicações em investimentos mais lucrativos. Estas duas regiões têm um acervo muito grande de produtos regionais, que não é plenamente utilizado com a finalidade de criar demanda, e implementar um bom nível de investimento na região, cuja maior busca é sempre por produtos manufaturados do Centro-Sul do país.

            O grau de investimento de uma região está na dependência direta de toda uma perspectiva de demanda existente, com uma taxa de juros que reflita o nível de empréstimos que pode ser praticado, frente a qualidade da mão-de-obra para manufatura das matérias-primas locais e outras variáveis fundamentais no processo de industrialização. A regionalização entra justamente nas condições existentes em um país, tais como as do Brasil, que têm diferenciação regional muito forte, como por exemplo: o Nordeste com o Sudeste, o Norte com o Sul, o Noroeste com o Sudoeste e, assim sucessivamente. O Sudeste se encontra, na atualidade, com as melhores condições de sucesso no empreendimento industrial, dadas as suas condições de infra-estrutura que já beneficiam ao empreendedor e a própria demanda já ser facultada ao consumo imediato de tais mercadorias que surgem a cada instante.

            Sem dúvida alguma talvez a situação do Norte e Nordeste não seja muito propensa para um investimento sem um risco muito alto, cujos empresários têm vocação a fazer seus investimentos nestas áreas, cujos níveis de incerteza não sejam minimizadas no mais baixo possível, em que a sua margem de segurança lhe seja favorável e isto é um complicador na deliberação quanto a uma decisão empresarial. Todavia, o empresário que não se aventura, mesmo incorrendo em altos riscos, não tem condições de conseguir o sucesso tão esperado da atividade industrial, entretanto, o Norte e Nordeste sem um suporte de incentivo governamental, não têm condições de um investimento maciço neste tipo de atividade. Inegavelmente, o desempenho da empresa, ou da indústria passa pelo crivo da relação investimento, em consideração ao grau de potencialidade das condições regionais em que os estudos devem apontar a viabilidade de uma melhor aplicação dos investimentos em nível regional, quanto à matéria-prima, mão-de-obra e tecnologia como insumos principais.

            O empresário é um criador de demanda e neste sentido, um desbravador de regiões para poder fazer expandir os seus negócios e avançar pelas longínquas localidades ainda por explorar no mundo, como é o caso dos países ricos que se lançam por países distantes, tentando conseguir mercado para seus produtos. Do mesmo modo, dentro de um país, ou região, devem se descobrir as regiões onde falta a participação empresarial mais intensiva e iniciar um processo de exploração das condições locais para implementar um bom negócio e expandir a sua atuação empresarial, dentro dos princípios da eficiência, sobretudo de monopolização. Com isto, tem-se que investir em todo tipo de produção, porém investir altas somas financeiras para que se consiga sucesso nessas regiões distantes e carentes que oferecem possibilidade de bom crescimento, como também eliminar os riscos que podem complicar a vida de quem não sabe a maneira mais viável de investimento produtivo.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net