¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

CAPACIDADE E LUCRATIVIDADE

 

 

            Uma outra maneira de ter uma idéia do desempenho da empresa, conseqüentemente, da indústria, é quanto à capacidade produtiva que tem efeito direto quanto a sua lucratividade, ao considerar que a capacidade de gerar produto na empresa está bastante correlacionada com o nível de lucratividade industrial, que participar do processo de acumulação do capital da empresa. Estes dois elementos participativos da economia industrial são de fundamental importância na verificação da dinâmica da empresa do setor de transformação, ao se observar que essa capacidade é o que se produz frente aos gastos com maquinarias sofisticadas e as condições próprias com que se pode produzir e pode continuar a produção. Além do mais, a lucratividade reflete o nível de produção que é claramente uma relação entre os lucros gerados, diante dos investimentos, ou produção total, ou capital fixo da instituição, gerado com a capacidade tecnológica que a empresa tenha ao seu dispor.

            A capacidade produtiva está em função da tecnologia, da qualidade da mão-de-obra, da disponibilidade do mercado, de uma boa administração dos recursos a serem utilizados e de muitas outras variáveis que devem ser consideradas para obedecer à relação com a lucratividade, que é quem regula o sangue dentro da rotação dos insumos no processo de produção. Tudo isto se origina da eficiência da máquina empregada em seu devido lugar, pois as empresas com diversos tamanhos, pequenos, obviamente, terão lucratividade menor e empresas grandes participam de uma massa de lucratividade cada vez maior, devido ser mais eficiente, em termos de escala, do que as pequenas empresas. A capacidade produtiva e a lucratividade são dois parâmetros fundamentais de medição na conjuntura do desempenho que uma empresa ou indústria pode atingir, daí poderem se extrair conclusões fidedignas sobre o melhor andamento na condução industrial, culminando com o aumento da concentração para cada vez maior, em termos de grandes empresas.

            Não se pode falar de lucratividade sem verificar o nível de economias de escala que devem ser geradas no processo produtivo, cujos ganhos de tais benefícios devido à alta produção fazem com que a capacidade ociosa diminua, aumentando a oferta de produção, conseqüentemente, preços competitivos e monopolísticos. Os pequenos industriais não trabalham com capacidade ociosa, dado o tamanho de seu empreendimento, e que a taxa de lucros é, muitas vezes, muito alta, devido o volume de produção não compensar o nível de vida do empresário, e, a manutenção dos gastos cotidianos com a empresa. No entanto, não se pode dizer que a capacidade ociosa não está diretamente ligada com a lucratividade empresarial, tendo em vista que, sem o lucro não se pode dinamizar a produção, e enfrentar uma competição tão grande e desleal, como é a dos dias atuais, onde preponderam os cartéis, trustes e conluios diversos.

            Pelo exposto, pode-se observar que existe uma correlação muito forte entre a capacidade produtiva e a lucratividade da empresa que refletem numa boa condução de uma política industrial bem direcionada ao progresso da economia, que busca sempre o bem estar de toda sociedade, quer seja a dos ofertantes como a dos demandadores pela produção. O estudo do desempenho de uma empresa deve ser feito observando todos os detalhes possíveis, para que não pairem dúvidas quanto à dinâmica de uma condução eficiente pelos tomadores de decisão industrial, cuja empresa deverá sempre crescer de maneira equilibrada e sustentada para o progresso de todos. É, por esta ótica, que o importante não é a produção empresarial por excelência, mas descobrir os caminhos que justifiquem tal geração do produto, dentro de um clima de capacidade de produção empresarial plena e sua lucratividade crescente de maneira diretamente proporcional.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net