¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VII

 

LIMITAÇÕES AO CRESCIMENTO

 

 

          Na questão do crescimento industrial ou da empresa de maneira individualizada, é fundamental colocar que as empresas não devem crescer ad infinitum, mas compatível com o seu tamanho e estruturação do mercado que esteja envolvido, portanto existe um limite desse crescimento que deve ser colocado. Por sua própria natureza, a atuação mercadológica da empresa exerce uma grande influência quanto a esses limites, quando se observa o diferencial de tamanhos que as instituições exibem devido a sua maneira de ser comportamental, de nascimento e de evolução histórica de atuação de produção no mercado. Assim sendo, alguns outros fatores são cruciais quanto às limitações do crescimento industrial, tais como a segurança, a gerência e, as finanças e incertezas que o mercado apresenta, contudo a empresa está facilmente correlacionada, pelo seu envolvimento na imperfeição do mercado e tem que sobreviver aquela situação de progresso, ou de falência.

            A aversão ao risco leva a que os industriais busquem uma segurança para o seu trabalho administrativo, pois uma empresa ao procurar se expandir o mais rápido possível, força a que o empresário possa aceitar um nível de investimento com alto grau de risco, sem o devido respaldo financeiro, por conseqüência vem o endividamento externo, ou não, a juros altos e fixos. A segurança que os empresários buscam, algumas vezes está ligada a uma proteção contra o take over bids, que é uma prática de dominação de uma empresa por outra, isto algumas vezes devido a uma taxa de crescimento muito baixa, dando condições de que outras firmas possam adquiri-la no mercado financeiro. Aí está um limite que a empresa tem no seu processo de crescimento, entretanto, não se deve alimentar este tipo de pensamento que retarda a dinâmica da evolução industrial.

          Mais um fator importante quanto ao limite sobre o crescimento industrial é no que diz respeito à atuação da gerência, pelas suas condições de inovação e criatividade no processo de crescimento da empresa. Ao abordar a questão da natureza da atuação gerencial, PENROSE (1966) explica com muita sapiência que: em primeiro lugar, a gerência é uma equipe com experiência em trabalho conjunto; em segundo, precisa-se de tempo para um novato tornar-se membro efetivo do grupo, e; em terceiro, o tipo de adestramento está associado com o número de novos contratados. Desta forma, existe um outro elemento limitativo ao crescimento industrial, que é o grupo gerencial condicionar a expansão que pode ser planejada e, além do mais, limita também o número de novos gerentes, que podem ser aceitos no grupo da gerência que está em plena atividade na indústria.

            Finalmente, a disponibilidade de financiamento da produção e a existência de incerteza têm sido consideradas como restrições ao crescimento industrial, ou empresarial. O problema está em detectar até que ponto existe diferença entre esses elementos e a gerência. Quanto às questões financeiras, existe uma associação entre o volume de recursos e sua capacidade gerencial e empresarial, devido à condição de quem vai demandar recursos e aí entra o empresário dinamizador do processo. As instituições financeiras estão para emprestar recursos, mas a capacidade empresarial é um fator importante quanto ao desempenho industrial para os levantamentos desses recursos. O crescimento da empresa é uma prova de que o empresário é uma peça fundamental na condução de uma empresa que esteja em competição imperfeita, pois a capacidade empresarial é um limite ao crescimento industrial.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net