¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VII

 

AQUISIÇÕES E FUSÕES

 

 

            Já quanto às aquisições e fusões, é bastante claro que as aquisições e fusões feitas por empresas que desejam crescer têm sua significante importância na economia industrial. Aquisição significa, antes de tudo comprar algo, isto é, uma empresa compra outra no seu processo de concentração; e fusão se processa pelo lado da agregação sem haver a contrapartida monetária direta da compra por alguém. Aquisição, ou fusão acontece devido á situação de uma empresa consolidada no poder, dar guarida a uma outra que esteja em situação de dificuldade e para não cair num processo de falência, busca-se a sua venda, ou até mesmo a sua fusão e continuar a sua trajetória de crescimento para dominar ou sobreviver. As fusões podem acontecer de maneira horizontal, vertical e conglomerada, podendo, a primeira e última, serem juntadas numa só, devido a sua semelhança de atuação, mesmo sendo diferentes.

            É evidente que a aquisição e fusão da empresa se dá diante de um motivo que pode ser da empresa que está sendo adquirida, e/ou da empresa que é adquirente, pelas peculiaridades que envolvem cada uma, ou todas em seu conjunto. Os motivos que levam uma empresa a ser adquirida são os seguintes: primeiro, uma empresa que está passando por um período desfavorável; segundo, nos casos em que o dono da empresa tenha problemas de obrigações tributárias, e; terceiro, a empresa que em determinado momento em seu crescimento, passe por momentos críticos. Neste último caso, o proprietário passa por dois pontos importantes: a) ele prefere ser o mesmo, vendendo a empresa para outro que possa crescer, e: b) o proprietário pode ter dificuldades em encontrar gerentes capazes, e, de igual modo, a obtenção de capital para progredir.

            Por outro lado, os motivos que levam um empresário a adquirir uma firma são: 1) economias de escala: 2) complementaridade: 3) velocidade e segurança; 4) monopólio e poder de mercado, e, fatores financeiros e promocionais. Quanto ás economias de escala geradas, elas acontecem da seguinte maneira: a) ganhos da maior especialização; b) ganhos advindos da fusão das fábricas; c) ganhos do sistema de marketing, complementaridade das fábricas; d) retornos do sistema de marketing. Todavia, complementaridade diz respeito ao princípio da ajuda mútua, isto é, uma é forte numa situação e a segunda em outra. Já quanto á velocidade e segurança, elas explicam a questão da rápida aquisição e segurança quanto a riscos e incertezas, pois quanto á monopólios e poder de mercado, busca-se segurança e dominação do mercado, porém quanto aos fatores financeiros e promocionais, tem-se a situação mercadológica frente aos preços das ações da empresa.

            Portanto, ao se colocar esta última questão é importante tecer alguns detalhes de fundamental significado para a compreensão dos fatores financeiros e promocionais, que levam ao crescimento da indústria, ou da empresa que busca uma participação crescente no mercado que é promissor. O mais importante neste contexto é uma análise quanto ao lucro, ao preço das ações no mercado de uma empresa e a sua rentabilidade no processo de fusão, numa indicação cabal que a sua posição financeira é muito importante no processo de aquisição e fusão. A questão dos fatores financeiros e promocionais acontece numa estrutura de longo prazo, considerando-se o desempenho da firma quanto á importância a ser ou não fundida, para o bom andamento daquela que está consolidada.

 

 


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net