¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VII

 

PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

 

 

            Num mundo moderno, uma das vias de crescimento industrial é a Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), isto significa dizer, manter uma equipe que trabalhe a estrutura de mercado com as invenções técnicas e de produto diferenciado, estratégia participativa e maneira de promover o desenvolvimento da industrial ou da empresa na qual faça parte. De repente, pensa-se que Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) é própria de empresas grandes, ou multinacional e que as pequenas não têm condições de implementar uma estrutura de investigação para sua viabilização, mas será que isto é verdade em sua essência? Plenamente verdade? Pode-se perguntar: quais os efeitos da Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no processo de crescimento industrial? E qual a relação que existe entre Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) frente ao tamanho da empresa, ou de outra forma, a qual seja grande, ou pequena a indústria envolvida?

            Ao associar a Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) ao tamanho da empresa, observa-se que as grandes corporações têm mais vantagens do que as pequenas e médias empresas, ao considerar que as economias ganhas, advém de: 1) altos custos comprometidos com pesquisas modernas; 2) riscos envolvidos na Pesquisa & Desenvolvimento (P&D); 3) ganhos de escala no trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), originário da utilização de pessoal e equipamento especializado; 4) produtos novos entrando na pauta de comercialização; 5) incentivos á inovação de processos que diminuam os custos envolvidos. Essas vantagens praticamente, só quem tem acesso são as empresas de porte grande, pelas facilidades que lhes são naturais, enquanto as pequenas não suportam as altas despesas que são necessárias á implantação de um plano de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

            Para compreender melhor a questão do crescimento via Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) nada melhor do que a participação de MANSFIELD que é de grande importância para se conceber como tal variável afeta a indústria como um todo, que também significa tecnologia que proporciona retorno no longo prazo. Desta forma, explica este Autor[1] que

Pesquisa e desenvolvimento podem ser considerados como um processo de redução de incerteza ou aprendizado. O caso desempenha um grande papel na pesquisa e desenvolvimento e muitos projetos usam esforços paralelos para lidar com a incerteza. O custo de um projeto de desenvolvimento em particular depende do tamanho e complexidade do produto a ser desenvolvido; do grau de avanço do desempenho em que se baseia; do estoque de conhecimentos básicos, materiais e componentes e do tempo de desenvolvimento. (....).

Pelo exposto, observa-se que os pequenos e uma boa parte dos médios industriais não possuem acesso a este impulsionador da economia de transformação, ao considerar os custos de implementação de tal atividade, sem dúvida importante para dinamizar o setor industrial.

            Alguns trabalhos efetuados por pesquisadores no Reino Unido e nos Estados Unidos mostram os ganhos e as perdas da utilização de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) como forma de crescimento industrial e isto é feito por tamanhos de estabelecimento, empresas que sejam de pequenas, de médias e de grandes dimensões. Eles chegaram á conclusão de que os gastos com Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) se comportam de maneira concentrada e, em especial, em programas especiais sobre esse assunto, coisa que as pequenas não consegue acesso. No que diz respeito ao tamanho dos estabelecimentos, essa concentração é menor em termos de programas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), indicando que nem todas as grandes firmas fazem parte deste programa, dinâmica que apenas alguma média empresa utilizam em suas atividades.

            Os resultados encontrados pelos pesquisadores quanto á atuação das indústrias de maneira em geral, sofrem restrições que são importantes levantar para uma melhor meditação sobre esta questão. Essas restrições dizem respeito ao seguinte aspecto: inicialmente, os dados estatísticos indicaram que, mesmo que muitas firmas pequenas não participem de programas formais de Pesquisa  Desenvolvimento (P&D), elas têm alguma participação nesse sentido; depois, havendo grande variedade de níveis de tamanhos na classificação grande, faz-se necessário conhecer os seus efeitos dentro destas empresas; ainda mais, que os valores que quantificam a intensidade da Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), medem-no como insumos envolvidos; finalmente, um esforço bem sucedido de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) é uma estratégia administrativa muito importante, como colocam GEORGE & JOLL[2].

            Quanto a esta questão do esforço bem sucedido dos trabalhos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), referentes a uma técnica administrativa, é importante colocar dois problemas fundamentais, como: em primeiro lugar, o que compete ao gerente de pesquisa bem sucedido não é única exclusivamente no que versa sobre as questões técnicas e científicas, porém, quanto a resolver problemas cruciais quanto aos objetivos de marketing e produção da empresa, e; depois, quanto á função gerencial em manter as linhas de comunicação livres para fontes de conhecimento técnico fora da empresa, estando certo de sua importância quanto á posição da empresa, como está em GEORGE & JOLL (1983). A atuação de empresas fora do convívio de uma determinada firma exerce efeitos importantes para esta, portanto, a comunicação é de fundamental importância para o crescimento por aquisições e fusões.


 

[1] MANSFIELD, E.. Microeconomia: teoria e aplicações. Rio de Janeiro, Editora CAMPUS, 1978, p. 441.

[2] GEORGE, Kenneth D. e JOLL, Caroline. Organização Industrial: Concorrência, Crescimento e Mudança Estrutural. Rio de Janeiro, ZAHAR, 1981, pp. 84/85.

 


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net