¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VII

 

A DIVERSIFICAÇÃO

 

 

            Uma das maneiras que a indústria utiliza como técnica para crescer é o processo de diversificação da produção, isto é, o grupo empresarial trabalhar com diversos tipos de mercadorias, ou produtos diferenciados. A diversificação é diferente da diferenciação, ao considerar que a diversificação diz respeito a uma manufatura de produtos distintos, enquanto a diferenciação, quer dizer modificação em determinado produto para se mostrar diferente de seu concorrente. Neste ponto vão se estudar os motivos da diversificação, a direção tomada pela diversificação e o grau em que a diversificação está envolvida dentro de uma proposta de conseguir mercado e ter participação efetiva no processo de compra e venda em que atuam de forma efetiva os compradores e os vendedores que desejam satisfazer as suas necessidades individuais de curto ou longo prazo, tanto do lado de sua maior participação no mercado, como também de se ter uma demanda suprida atentamente.

            Os motivos que levam a uma diversificação da produção iniciam-se pela incerteza, cujo mercado atua em competição imperfeita, especificamente oligopólio, isto é, um mercado que trabalha sempre dentro de um princípio, natural ou provocado, do desajustamento sócio-econômico. Um mercado imperfeito envolve riscos que devem ser considerados para que os prejuízos que o empresário possa adquirir sejam o mínimo possível e, se necessário, nenhum. Neste sentido, é que o empresário aparece atuando sobre as irregularidades do mercado tirando proveito da situação de risco em que está envolvido, pois para eliminar, ou pelo menos diminuir este problema, é que a empresa busca diversificar-se, no seu máximo possível, para conseguir mais mercado. As pequenas indústrias incorrem em maiores riscos do que as grandes, devido ás economias de escala e a participação governamental com incentivos e subsídios industriais tenderem ao grande capital.

            Um outro motivo da diversificação é quanto ao crescimento de sua própria estrutura que exige a produção de mercadorias de tipos diferentes cada vez melhores e trabalhar a situação de seus concorrentes que se apresentam com pequena escala e sem condições de conseguir mercado. O crescimento da estrutura industrial é efetivado pela expansão de suas unidades de produção que é feito pelo reinvestimento do seu capital próprio e/ou pela demanda de empréstimos a bancos particulares ou de fomento, ou até mesmo com venda de ações da própria empresa. O crescimento da indústria faz com que a empresa possa diversificar-se para suprir algumas demandas insatisfeitas, ou para criar novos mercados que precisam ser dinamizados por novas tecnologias ou adaptação daquelas já existentes, e, de fácil aplicação.

            Todavia, um outro tipo de elemento que faz a indústria se diversificar é quanto ao poder de mercado perseguido pelos empresários-diretores que querem livrar-se de seus concorrentes, além do mais conseguir prestígio, status, ordenados altos e algumas outras séries de condições que induzam a estes gerentes ao processo de diversificação. As big corporations ou multinacionais são dominadas por acionistas que delegam poderes aos administradores que quase sempre não são acionistas, e, precisa tornar a sua empresa forte e monopolizadora, com vistas a pagar altos ordenados para estar sempre em evidência no mercado de gerentes bem sucedidos. O poder de mercado aumenta a ganância e massageia o ego via orgulho de ser administrador bem sucedido e isto é conseguido com o crescimento industrial através da diversificação muito importante ao progresso empresarial, como uma primeira forma de concorrência no mercado.

            Quanto á direção da diversificação verifica-se em primeira instância, parece ser ditada pelas economias de escala geradas em termos de experiência tecnológica, ou de marketing. Em segundo lugar, advinda das vantagens econômicas especiais que as grandes firmas obtêm com a comercialização em larga escala de bens de consumo finais. Em terceiro, surgida da boa imagem que a empresa consegue por ter produzido um bem que justifique seu preço no mercado competidor. Em quarto, advinda do seu direcionamento com estrutura industrial e, finalmente, da correlação existente com a concentração no principal produto que se diversifica. É importante observar que todos esses pontos proporcionam um certo direcionamento á diversificação que a industria tenha que seguir, ao considerar que qualquer processo de decisão tem uma razão de ser, pois a multiplicação dos produtos passa pelo mesmo caminho do direcionamento de dominação.

            No que diz respeito ao grau de diversificação em que a empresa está envolvida, é importante ressaltar cinco aspectos de grande importância neste processo, tais como: 1) a motivação da gerência e, em casos especiais, o peso atribuído ao crescimento na função preferência dessa gerência é importante; 2) o sucesso com que a empresa enfrenta os problemas de controle de interesses internos distintos que tem importante influência sobre até que ponto pode cuidar da produção e da comercialização das várias mercadorias; 3) a qualidade da gerência e, em especial, da direção é de importância crucial; 4) a competição com sua forte influência; 5) considerações mais gerais do poder social e político. Esses são os pontos que dão um certo grau ás questões da diversificação industrial.

            Inegavelmente, a diversificação passa por todos esses pontos que foram levantados para discussão, ao proporcionar um certo grau, um certo direcionamento de poder e indicando os motivos que conduzem á diversificação industrial que se leva a efeito, dentro de uma economia de transformação e quanto aos diversos tamanhos que a empresa possa estar envolvida. Os tamanhos dos estabelecimentos são fundamentais para que possam perceber até que ponto uma empresa tenha condições de se diversificar em termos de seu produto, como isso afeta o seu processo de crescimento e ajustamento para a economia comercial do dia-a-dia de todos aqueles que participam dela. A diversificação não é feita como se fosse uma mágica, que diz que a empresa deve diversificar-se e pronto. Existem limitações que devem ser levadas em consideração para que o diversificar condiga com a sua estrutura real e possa influir na dinâmica do crescimento sustentável da indústria.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net