¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VI

 

OS INVESTIMENTOS INDUSTRIAIS

 

 

            Com o progresso tecnológico gera-se a dinâmica da produção que envolve não somente o produzir determinado ou determinados produtos que a sociedade necessita, mas os fatores necessários á produção para que o produto seja gerado, isto significa dizer que haja investimentos dentro da economia, especificamente no setor industrial, tendo em vista que sem recursos monetários, não existem condições de se obter uma produção. A efetivação do investimento significa, antes de alguma coisa, o aumento de capital. São também aplicações feitas na economia com vistas a aumentar a renda nacional, isto é, incrementar o estoque de formação de capital do país em termos de maquinarias e equipamentos que objetivam melhorar o bem-estar da população em todos os sentidos que se imaginar, assim como, quanto á formação de produtos novos, de emprego e de condições sociais. A base de toda economia está pautada, justamente, nos investimentos que são efetivados a todo instante, pois, sem eles não há como se ter crescimento e nem tão pouco há desenvolvimento no que respeita á tecnologia que se expande com o aprendizado e a fabricação de novas maquinarias para transformação da sociedade.

            Ao investigar a problemática dos investimentos industriais, é fundamental especificar os seus determinantes e os condicionantes que estão envolvidos no processo de ajuda técnica e financeira ao homem que inventa e inova na dinâmica da produção, acompanhando os riscos e as imperfeições existentes no sistema mercadológico que culminam com as desigualdades sociais que formam os grandes (big) e os pequenos empreendimentos (small corporations) industriais. Assim sendo, é importante também investigar o porque os empresários investem, isto significa dizer, averiguar sobre as decisões de investir dos homens de produção e negócios industriais, sabendo que na economia encontra-se um leque de oportunidades á disposição dos investidores para conseguirem altos lucros, coisa que na atividade de transformação, talvez não seja tão lucrativa de maneira geral. Daí já se ver que a atividade da manufatura envolve muitas dificuldades que contrapõem uma efetiva aplicação de recursos financeiros por excelência, levando ou sangrando recursos para áreas improdutivas da economia sem querer ser partícipe da filosofia marxista da teoria do caos que não ajuda no desenvolvimento.

            No entanto, sabe-se que as empresas não nascem com um tamanho ideal e já finalizado, para implantação de uma industrial. Todavia, sempre se deixa um excesso de capacidade negativo para que o empresário possa crescer, atendendo a demanda que se expande em busca de bens para a satisfação de suas necessidades imediatas ou não, cujo industrial tem obrigação de suprir tal deficiência. Contudo, não se deve esquecer que existem empresários que são aversos ao risco, não se aventuram frente às incertezas do mercado em busca do desconhecido tecnológico e vivem na apatia de sua acomodação, usufruindo seus parcos ganhos que lhe garantem a sobrevivência como empresário e como ser humano, que necessita do mínimo básico para a vida, dentro de suas exigências normais. A propósito, tudo que se dinamiza num sistema econômico tem uma grande soma de gastos, ou despesas ao considerar que as pessoas envolvidas necessitam de recursos para adquirir os seus pertences de consumo final, bem como fazerem também as suas aplicações para poder aumentar o seu capital privado, ou como se diz no senso comum, particular. 

            Uma das fontes de investimento que a economia está sempre acenando aos empresários é quanto á abertura do sistema econômico para o mundo, ou se formando blocos regionais para protegerem o investidor local das atrocidades do capital explorador do primeiro mundo, ou hegemônico, que já está agrupado em cartéis, com vistas a sua expansão mercadológica. Foi neste sentido que surgiu o MERCOSUL, que tem como um de seus objetivos a de melhor alocar os investimentos industriais de cada nação participante deste bloco que visa evacuar a produção doméstica de cada país e expandir o processo de formação de capital a nações carentes de recursos para implementação de suas aptidões regionais. Sem dúvida, o MERCOSUL está dinamizando a economia de transformação dos países membros, que necessitam de uma política de substituição de importação séria. Finalmente, pode-se dizer que os investimentos devem ser perseguidos, mesmo que sejam pautados numa estrutura de riscos intensivos, porque são somente eles que fazem a economia crescer, desenvolver a sociedade civil e proporcionar o melhor bem-estar possível a todos que fazem a população economicamente ativa de um país.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net