¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO V

 

 

AVANÇO TECNOLÓGICO E AUMENTO DA PRODUÇÃO

 

 

         Inegavelmente o crescimento da produção industrial está estritamente ligado ao processo evolutivo da produtividade tanto do trabalho quanto do capital, ou dos dois conjuntamente, tendo em vista serem ambos elementos mais significativos na função de produção utilizada. Quanto á produtividade do trabalho, pode-se medi-la pela relação existente entre produção geral conseguida e a quantidade de horas/homens utilizadas no processo produtivo, porém, da mesma forma, a produtividade do capital é a produção total gerada, frente aos gastos com capital físico instalado na empresa. Essas duas medidas são falhas, porque não há como ter a produtividade do trabalho, deixando a do capital de fora e para suprir essas dificuldades, trabalha-se com a medida de produtividade global da economia industrial.

        As medidas de produtividade podem ser usadas como uma proxy do progresso tecnológico, isto significa dizer que quanto maior a produtividade, ter-se-á maior progresso tecnológico, cuja produtividade total reflete, mais ou menos fiel a mudança tecnológica da indústria, ou da empresa. Todavia pode-se conseguir aumento de produtividade sem progresso tecnológico, como demonstra o gráfico ao lado, na mudança do ponto Y para X. No eixo horizontal, tem-se trabalho L, e no eixo vertical, o capital K, combinando os fatores de produção, as isocustos a, b e c, com os níveis de produções ou as isoquantas, no caso i. Uma mudança nos preços relativos dos fatores de produção faz mudar as isocustos á posição a’, b’ e c’. Pois, neste caso, houve apenas uma mudança nas combinações dos fatores, ou mudança nas técnicas, onde muita gente pensa que o aumento de produtividade decorreu da mudança tecnológica, pois isto não é verdade.

         Frente a isto, pode-se apresentar uma maneira de como medir a produtividade total da indústria, como por exemplo: dada a função da produção VTI = (L + K), o parâmetro  é uma medida de tecnologia, que varia com o tempo e L é o trabalho e K o capital, bem como  e  que são parâmetro desses fatores. Porém, ao considerar dois períodos distintos, isto é,   e , têm-se  e , fazendo as devidas transformações, têm-se que a medida de produtividade total é , sendo e . Com isto, tem-se uma medida de produtividade da economia industrial e, por conseqüência, uma proxy para o progresso tecnológico, caso não haja outra maneira de quantificar o progresso tecnológico para a indústria.

            O progresso tecnológico está diretamente ligado ao crescimento econômico, tendo em vista que, em uma economia imperfeita existem as pequenas, médias e grandes empresas, obviamente com a produção diferenciada, dado o volume de capital que cada segmento possui, isto é, as pequenas com pouca massa de capital físico e as grandes com uma dotação muito grande que acelera o seu crescimento. Com isto, ver-se que o progresso tecnológico nas pequenas empresas é quase inexistente, ficando somente com a imitação e com parcos avanços decorrentes da habilidade de algum empregado curioso, que se aventura a criar alguma técnica de melhor viabilizar o processo produtivo onde trabalha com muita paciência e desprendimento. Já quanto aos grandes estabelecimentos, existe um volume muito grande de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, para conseguir fórmulas mais eficientes para viabilizar a sua produção.

   


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net