¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IV

 

O CASO DO MONOPSÔNIO

 

 

            O poder de exploração da demanda por um que se encontra em oligopólio, ou propriamente monopólio, propicia alerta para que os ofertantes desses insumos possam se defender com a formação de sindicatos, de associações, caracterizando-se um mercado de fatores monopsonista, podendo exigir preços mais apropriados para as suas mercadorias quais sejam qualificadas ou não. O mercado de compra, ou demanda tem a mesma metodologia de determinação do preço e da quantidade do produto a ser ofertado a estes compradores que também possuem um certo poder de barganha, são os chamados oligopsonistas e competidores monopsonistas. Aqui, objetiva-se trabalhar o conceito e a metodologia dos monopsonistas que aparecem numa economia da produção industrial, como talvez um caso não muito normal, dentro de um mercado pelo lado dos insumos que os demandadores vêem como plenamente competitivos.

            Um mercado que se comporta, ou existe na realidade de maneira monopsonista é conceituado como sendo aquele que tem somente um industrial, ou um grupo de industriais comprando determinado insumo, ou insumos, que é inverso ao monopólio que o (os) vende(m) em um mercado livre, mas dominado pelo poder de dominação. Quais são as causas da existência de um monopsônio? A resposta está, em primeiro lugar, na colocação de um tipo especial de insumo, aquele que só interessa a uma determinada indústria; em segundo lugar, observa-se a falta de mobilidade, isto é, insumo que não tem boas condições de transportes, fica ao bel-prazer de um comprador; em terceiro, a afetividade á área leva que o vendedor do insumo esteja propenso a aceitar as condições de quem domina o mercado e, finalmente, a empresa especializada impõe certas condições que delimitam sua comercialização.

            Num sistema monopsonista todas as condições de estratégias favorecem a este empresário que tem a oferta do insumo que ele necessita em um processo de competição que tira seus proveitos para o crescimento da empresa e das aptidões pessoais de quem demanda prestígio, status, posição social e/ou muitas outras formas de vaidade, egoísmo e ganância. Sem dúvida, o empresário monopsonista não tira proveito dentro da técnica de uma competição interna na sua categoria, mas dentro da estratificação dos empresários oligopolistas que estão em plena competição, em busca de sua sobrevivência, na melhor das hipóteses. Neste sentido, é que os empresários oferecem um pagamento aos donos dos insumos, ou fatores de produção não pelo valor de sua produtividade marginal, mas a receita do produto marginal da firma, caracterizando o seu poder de monopsônio industrial, ás vezes negociando um preço que satisfaça aos dois participantes.

Isto posto, o monopsonismo aparece com mais freqüência, quando o processo de acumulação direciona a uma centralização de poder tal que essa dominação que lhe favorece leva a uma certa imposição á fonte de matéria-prima, determinando que a única compradora para aquele insumo seja tal, ou qual indústria, cujo ofertante também faz parte do jogo. Uma outra condição que pode acontecer num monopsonismo é quando existe determinado tipo de insumo que não oferece retornos de curto prazo. Algum empresário de visão procura adquirir aquele insumo com o objetivo de segurar o mercado contra influência indireta que possa exercer àquele fator e buscar, com aquele insumo, os rendimentos de longo prazo. Finalmente, tem-se que a criatividade não possui mercado instantâneo e estipula prazo que torna a demanda por aquele insumo, ou fator um monopsonista, devido as suas condições intrínseca de participação no produto.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net