¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IV

 

A UTILIZAÇÃO DE DOIS INSUMOS

 

 

            Como se imagina, o mundo real se comporta de tal maneira que o processo de produção industrial não trabalha somente com um insumo, mas um complexo de vários insumos que produzem produtos sofisticados, ou uma série de produtos dentro de uma mesma escala de produção, com volume grande de produtos padronizados para poder sobre no mercado. É muito comum numa indústria utilizar-se de fatores de produção, tais como: trabalho, capital, recursos naturais e insumos como: matérias-primas, materiais secundários e muitos outros tipos, porém, neste caso, vai-se considerar somente dois in puts, com uma demanda específica exclusiva para cada um, por força de simplificação, e explicação, como foi feito no caso anterior, quando se utilizou somente um insumo. Para tanto, a curva de demanda total não será igual ao produto da receita marginal, tal como o caso anterior, mas algo que dê uma noção de como se comportam os preços de um fator refletindo nas quantidades utilizadas de outros fatores envolvidos como complementares ou substitutos na manufatura de um produto qualquer.

O gráfico a seguir, proporciona uma noção de como acontece a movimentação dos preços, com as respectivas quantidades que configuram uma curva de demanda com a utilização de dois fatores produtivos. No eixo horizontal vê-se a quantidade oferecida para a demanda denotada para o insumo L e no eixo vertical valores monetários, indicando os pagamentos ao esse insumo L, isto é, um símbolo de $. Veja que ao preço do insumo  corresponde uma quantidade do insumo , já para  a quantidade adquirida é , numa passagem de  para , com uma mudança na curva de demanda por um insumo de  para . Com isto, tem-se a curva da demanda D. Agora, a união dos pontos A e B, formando a curva D como está demonstrada no gráfico acima, indicando que a demanda por um insumo está também relacionada com a demanda por outro insumo qualquer, havendo substituição ou complemento nas quantidades demandadas.

Entrementes, observa-se que num mercado complexo, ou numa indústria propriamente dita, onde o uso de insumos é muito grande, isto é, não se usa um único insumo, ou dois, mas um número bastante grande de fatores no processo de produção, cuja simulação caminha de acordo com o segundo caso, não tal qual, mas algo bem parecido. Isto acontece devido a substitutibilidade comum no processo competitivo, ou concorrencial, e as economias externas que acontecem pela intensa comercialização para ver quem vende mais, que, por conseguinte, tem que baixar os preços para participar do conflito competitivo que todos trabalham para sobrevivência no mercado imperfeito. Este entendimento facilita a uma compreensão da inter-relação existente entre os fatores substitutos e/ou complementares de uma concorrência em uma economia com muitos ramos e gêneros que dinamizam o setor de transformação industrial de qualquer país, ou região.

Portanto, com esta simulação verifica-se o aparecimento de dois efeitos fundamentais, tais como o efeito substituição dos fatores de produção, ou até mesmo de insumos de fraca qualidade por de melhores qualidades, e do efeito produto que faz com que se possa aumentar a quantidade do produto que está sendo gerado em tal processo. Isto se dá pelas variações de preços, dada a interconexão que existe entre todos os inputs participantes, bem como os tipos de insumos utilizados para que um produto possa sair de boa ou fraca qualidade, dando condições de uma boa competitividade no campo comercial. Assim sendo, as simulações feitas com variação de preço do insumo, renda e produto são necessárias para se verificarem os efeitos que podem advir, como comportamento, que mostram o desempenho industrial no processo produtivo quanto a saúde de sua empresa, indicando também um terceiro que não aparece no gráfico, nem na matemática, que é o efeito maximização dos lucros.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net