¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IV

 

A UTILIZAÇÃO DE UM INSUMO

 

 

            Em um mercado que esteja em competição imperfeita, com a utilização de um único insumo variável, no caso o trabalho, como exemplo, a curva de demanda industrial pelo insumo é caracterizada pela receita do produto marginal (), do mesmo modo que o mercado de produtos do setor de transformação industrial nacional. Não significa dizer que uma indústria somente use um só fator, ou insumo de produção, no entanto, todos os demais participantes ficam sem ser levados em consideração, ou ceteris paribus, tendo em vista que todos estão envolvidos no mesmo processo produtivo de transformação, porém com pouca significação. Isto é colocado desta forma, para verificar os efeitos exclusivos desse fator no processo e, daí, poder extrair conclusões fidedignas do estudo que está sendo processado. Entretanto, os demais insumos, mantidos constantes, serão levados em consideração, em outras circunstâncias, depois das devidas simulações que forem implementadas no processo de observação laboral que está sendo feito.

            Para conhecer a demanda por um insumo, faz-se necessário saber as quantidades do in put que serão adquiridos aos vários preços estipulados pelas forças de mercado, isto significa dizer demanda frente a oferta que estão se defrontando. Numa posição de equilíbrio, ou de maximização de lucros, tal coisa acontece quando a indústria emprega a quantidade do insumo ao qual o valor da produção extra com mais uma unidade desse insumo seja igual ao preço do fator considerado. Isto acontece para levar em consideração que o produto marginal do insumo multiplicado pela receita marginal da empresa deve ser igual ao produto da receita marginal, ou ao preço do fator, ou demanda, no caso de se usar somente um fator, ou insumo de produção. Com isto, tem-se uma curva de demanda com a forma negativa, devido ao produto marginal do fator decrescer, quando o uso deste mesmo fator de produção aumenta.

O gráfico a seguir demonstra a configuração comportamental da curva de demanda industrial por um fator de produção, onde no eixo horizontal estão as quantidades do insumo que deverão ser adquiridas (L) e no eixo vertical a receita do produto marginal (RPMg). A curva de demanda pelo insumo tem uma inclinação negativa, mostrando que, ao se empregar mais do insumo demandado, o produto marginal por esse insumo, tende a cair. Por outro lado, ao se aumentar a produção gerada por esse insumo, a receita marginal da indústria também tem como tendência uma queda. Este é o comportamento do mercado quanto á demanda por um insumo de produção, pois esta demanda não é o valor da produtividade marginal do insumo, mas o produto da receita marginal, já que o mercado de produto se comporta de maneira oligopolizada, ou monopolizada, que é mercado imperfeito, ou até mesmo como um competidor monopolístico.

Em resumo, a estruturação da curva de demanda para um mercado de insumos, ou de fatores de produção que esteja em competição imperfeita difere um pouco daquele que esteja em competição perfeita, vista que, neste caso a curva de demanda é a curva do valor do produto marginal, cujo preço do produto é igual ao custo marginal. Já quanto ao mercado imperfeito não se utiliza a nomenclatura valor da produtividade marginal, mas o produto da receita marginal ao considerar que o produto da receita marginal tem como premissa básica que o preço do fator aparece maior do que o custo marginal, onde entra a exploração compartilhada com os dois participantes. Ao se usar um só insumo variável fica fácil de observar a exploração que os industriais praticam sobre os trabalhadores que têm como meta fundamental o seu poder de monopsonista ou oligopsonista, cujo salário é pago bem abaixo do nível competitivo do mercado.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net