BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


ENSAIOS DE ECONOMIA

Autores e infomación del libro

Luis Gonzaga de Sousa

gonzaga@ch.ufpb.br


Nas inter-relações econômicas, procuram-se os mais vastos aprendizados para tentar entender as suas leis, os seus princípios, para depois proporcionar soluções aos problemas nacionais decorrentes. A economia sempre existiu, contudo, não teve a organização que tem hoje, tendo em vista que, somente a conseguiu depois de longos séculos de empirismo, quando a economia foi cientificamente estruturada. Foi com Adam SMITH (1777), que a economia passou a ser uma reunião de conhecimentos sistematicamente organizados, com princípios coerentes e lógicos, que visam a alocação eficiente de recursos escassos da e na sociedade. Desta feita, a economia foi conhecida como ciência que busca descobrir as leis gerais e particulares que regem a atividade econômica, de comum acordo com a natureza dos fatos vigentes.
É, neste contexto, que se tenta entender a economia e suas inter-conexões com as outras ciências, considerando-se que sem a história, a geografia, a sociologia, a antropologia, e as diversas Ciências Sociais que existem, não há condições de entender os problemas econômicos e proporcionar soluções aos casos que estão desajustados. Por isto, estuda-se economia, porque existem defasagens nos níveis salariais dos trabalhadores, faltam mercadorias à disposição dos consumidores, existem desigualdades de renda, há desemprego involuntário ou não, faltam investimentos na atividade econômica, aumentam os conglomerados, e no terceiro mundo, são comuns as crises, e muitos outros problemas que a economia tenta resolver.
Quando se começa averiguar uma estrutura econômica, pensa-se, em seguida, como funciona, no mais simplório dos exemplos, uma residência familiar; pois, olhando à estatística, verifica-se que uma casa de família possui as muitas características de uma economia, que tenha extensão nacional, regional, ou municipal. Numa residência familiar existem as despesas em consumo, habitação, transportes, e algumas outras agregadas às dívidas contraídas pelo chefe da casa. Em contrapartida, existe uma receita familiar que pode ser do dono da casa, ou de algum filho que trabalhe, ou até mesmo da mulher que trabalhe fora do lar. Aparece neste contexto, a questão da distribuição, e o problema de preços, atenderem as condições da dotação orçamentária da família em questão.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net