Francisco Wilton da Silva Júnior*
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
guiawilton.silva@gmail.comO livro Turismo e Museus, escrito por Camilo de Mello Vasconcellos (doutor em história Social pela USP e educador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), faz parte da Coleção ABC do Turismo, da Editora Aleph, cujo objetivo é elencar assuntos pertinentes ao setor de turismo de forma dinâmica e sucinta, utilizando-se de linguagem acessível, além de uma formatação suave e de fácil entendimento. A obra em questão foi lançada em São Paulo, no ano de 2006, contendo 79 páginas, das quais são divididas em três capítulos: 01. De casa das musas à instituição pública: o longo itinerário dos museus; 02. Museus e turismo: uma relação possível; 03. Os museus e o turismo no Brasil. O exemplar também conta com bibliografia comentada que possibilita melhor entendimento do material de pesquisa utilizado pelo autor para a construção do livro.
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Francisco Wilton da Silva Júnior (2017): Resenha. Museus e o turismo: notas de uma leitura, Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 22 (junio 2017). En línea:
http://www.eumed.net/rev/turydes/22/resenha-museus-turismo.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/turydes22resenha-museus-turismo
O vínculo estabelecido entre a área do turismo e as instituições museológicas, apesar de incipiente no Brasil, apresenta-se como uma alternativa próspera e de benefício mútuo para ambos os setores, se configurando como um mercado a ser explorado (GOMES, 2011). Esse fato pode ser observado em países como França, Espanha, Estados Unidos e México, onde essa relação é melhor explorada e movimenta um número considerável de turistas. Nesse sentido, a obra de Camilo de Mello Vasconcellos demonstra como se configuram os diferentes contatos entre esses segmentos e apresenta uma reflexão que almeja demonstrar um maior amadurecimento dos museus ao se aproximar com a área do turismo.
Dos três capítulos dos quais o livro está dividido, o primeiro tem uma abordagem introdutória apresentando o contexto histórico e as origens das instituições museais, sua transformação em órgão público no final do século XVIII e a relação, posicionamento e características dos museus no século XX. Inicialmente são abordados os conceitos, ideias e configurações pelas quais representaram e moldaram o germe inicial do museu, narrando o surgimento dessas instituições ainda em civilizações antigas como Roma e Egito, onde as exposições tinham seus objetivos ligados à religião e a demonstração de poder dessas sociedades, como afirma o próprio Vasconcellos (2006), até a idade média onde surgem as coleções particulares e gabinetes de curiosidade que têm sua estrutura e exposições como agentes inspiradores para os modelos dos museus atuais. O capítulo ainda se divide em dois tópicos: O Museu como Instituição Pública, que narra sua relação com a filosofia Iluminista, as primeiras instituições abertas ao público em decorrência da Revolução Francesa, os primeiro museus resultantes desse processo (Museu do Louvre, Museu dos Monumentos, Museu de História Moderna, etc.) e a história das instituições museais em outras regiões do mundo como os Estados Unidos, América Latina e o Brasil; já o segundo tópico, Os Museus no Século XX, estabelece uma discussão a respeito da acessibilidade aos visitantes de diferentes nichos sociais, o surgimento de segmentos museais diferenciados e novas propostas de museus e o envolvimento das instituições com as comunidades aos quais estão inseridas.
O segundo capítulo retrata a relação direta entre o museu e o turismo, salientando os impactos econômicos causados pela atividade turística em nível mundial e como as instituições museológicas podem influenciar diretamente nesse rendimento de forma positiva, além de sugerir possibilidades para tornar a aproximação desses segmentos proveitosa. Para isso, o autor faz um levantamento histórico do turismo demonstrando suas características, e as estatísticas econômicas em distintos países, além do viés cultural inerente a atividade turística, cujo qual o museu está inserido como agente primordial. Neste aspecto, são traçados os conceitos e características das instituições museais, que permitem o desenvolvimento do binômio museu/turismo ao desenvolver o segmento do turismo cultural. Após contextualizar os primórdios dessa relação, a importância do setor do turismo e seu impacto no contexto cultural e econômico de um país há a exposição de possibilidades que permitam o estreitamento dos laços que unem as instituições museológicas à atividade turística utilizando, como exemplo, diferentes países do mundo onde essa relação já predomina como um fator essencial (como Estados Unidos, México e alguns países da Europa) e onde ela tende a se desenvolver (a exemplo os países da América Latina).
O terceiro e último capítulo demonstra uma análise precisa da situação museal no Brasil e sua aproximação com o setor do turismo, com enfoque no potencial existente, mas que se encontra ainda adormecido e pouco explorado. Tal analise é apresentada logo no início do capítulo, onde o autor demonstra que:
No Brasil, a cultura e turismo foram equivocadamente considerados dois mundos distintos, e isso porque, do ponto de vista histórico, os homens de cultura manifestaram sempre uma certa reticência perante os temas do comércio e do dinheiro, como se fossem realidades estranhas entre si. (VASCONCELLOS, 2006, p. 47).
A partir dessa constatação, percebe-se uma deficiência na relação turismo/museu aonde somente viria a ter soluções no século XXI, onde autores e especialistas de ambas as áreas começariam a dar foco a essa relação e procurar meios para atrair esse nicho ainda não explorado pelos museus nacionais: os turistas.
Após essa análise, há um levantamento sobre o potencial existente em solo nacional para o segmento do turismo cultural, com enfoque nos museus, dividido em três tópicos: Museus em São Paulo: Uma nova realidade, que demonstra os equipamentos existentes no estado de São Paulo e seu potencial para o turismo; Museus da Cidade do Rio de Janeiro que, além de levantar e demonstrar os museus existentes no Rio de Janeiro abre o questionamento para a desvalorização da cultura patrimonial do estado que já foi capital do país e, portanto, tem grande valor histórico nacional; e Museus de Outras Cidades que demonstra diferentes propostas de instituições museais espalhadas pelo país, apresentando, ao final, um quadro expositivo com os museus que têm estrutura e potencial para acolher turistas em solo nacional.
Ao final da obra são apresentadas as considerações finais do autor, que sugere algumas possibilidades e sugestões para o desenvolvimento dos museus na área turística, buscando melhorias para a estrutura, atendimento, marketing, entre outros fatores que possibilitem a ida e o retorno do turista nas instituições museais brasileiras, a fim de fomentar essa relação entre turismo e museus de modo a beneficiar ambos os setores. Obtém-se, então, como resultado algumas alternativas que buscam melhorar a aproximação entre as instituições museais e a atividade turística, a fim de construir laços entre esses segmentos que possibilitem o desenvolvimento harmonioso e próspero desse relacionamento em solo nacional, assim como acontece em países cuja relação já está bem estabelecida e fomentada. A perspectiva apresentada também almeja melhorar o padrão de atendimento ao turista para que ele retorne assim que desejar.
Como se pode observar, o livro tem como principal objetivo demonstrar, analisar e propor possibilidades para que a relação museu/turismo ocorra de forma coerente e benéfica para ambos os setores (sejam esses benefícios econômicos ou culturais). No geral, utilizando de uma linguagem acessível a diferentes públicos, o autor faz um breve levantamento sobre a realidade museológica de diferentes países, mas tem como objeto de estudo a realidade brasileira, onde o turismo cultural se torna incipiente e pouco explorado. Como metodologia adotada o autor se utilizou de pesquisa bibliográfica, apresentada de forma comentada ao final do livro, possibilitando um melhor entendimento do material selecionado para a preparação da obra.
Por fim, ao defender uma maior atenção e valorização aos benefícios que a utilização dos museus pode acarretar ao turismo (e vice-versa), Camilo de Mello Vasconcellos apresenta uma obra esclarecedora que possibilita a introdução acerca dessa discussão, utilizando-se de uma linguagem dinâmica e acessível a diferentes públicos (característica inerente à coleção ao qual a obra está inserida). O livro se caracteriza, dessa forma, como material introdutório esclarecedor para os estudantes de turismo e as pessoas que almejam conhecer as áreas de turismo e museologia.
REFERÊNCIAS
GOMES, Denise Maria Cavalcante (2011). Turismo e museus: um potencial a explorar. In: FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (org.). “Turismo e patrimônio cultural”.4. ed. São Paulo: Contexto. pp. 25-34.
VASCONCELLOS, Camilo de Mello (2006). “Turismo e Museus”. São Paulo: Aleph. Coleção ABC do Turismo. 79 p.
** Discente do Curso de Turismo (bacharelado) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN; Guia de Turismo Regional no estado do Rio Grande do Norte. E-mail: guiawilton.silva@gmail.com
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