ENERGIA, ECONOMIA, ROTAS TECNOLÓGICAS. TEXTOS SELECIONADOS
Yolanda Vieira de Abreu y otros
Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (330 páginas, 5.19 Mb) pulsando aquí
O Sistema Mandala consiste no consórcio de produção agrícola e é bastante difundido em pequenas comunidades rurais. O objetivo principal do sistema é diversificar as atividades agrícolas com a finalidade de melhorar o padrão alimentar das famílias e aumentar a renda através da introdução de tecnologia apropriada de baixo custo de produção. Desenvolvido para viabilizar a produção de alimentos de maneira sustentável em regiões semi-áridas, o Sistema Mandala não só vem cumprindo o propósito de garantir o sustento das famílias dos pequenos produtores, como ganha adeptos em várias regiões do país.
A Mandala é representada por um desenho composto por figuras geométricas concêntricas (Fig. 01). O sistema Mandala reproduz a estrutura do Sistema Solar.
No centro do sistema existe um reservatório de água com dimensionamento circular e em forma de funil. Este reservatório, além do fornecimento de água, serve para a criação de peixes, patos e marrecos, que enriquecem organicamente a água do reservatório. Já os círculos internos do sistema são assim definidos e utilizados (Fig. 02):
• Os três primeiros círculos são denominados “Círculo de Melhoria da Qualidade de Vida Ambiental”, e destina-se ao cultivo de hortaliças e plantas medicinais, atendendo às necessidades de subsistência da família.
• Os cinco anéis seguintes formam os “Círculos da Produtividade Econômica”, e se destinam a culturas complementares diversas, como milho, feijão verde, abóbora e frutíferas, cuja produção em maior escala permite criar excedente para comercialização, gerando renda para o agricultor.
• O último anel da Mandala é denominado “Círculo do Equilíbrio Ambiental” e destina-se à proteção do sistema, com cercas vivas e quebra-ventos, como forma de melhorar a produtividade e prover parte da alimentação animal, além da oferta dos nutrientes necessários à recuperação do solo.
O projeto Quintal Verde foi implantado há três anos na comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, localizada no município de Arraias - TO, região Sudeste do Estado, distanciada 342 km de Palmas, capital do Estado.
A horta comunitária mobiliza 10 das 38 famílias existentes na comunidade, as quais produzem peixes, plantas medicinais, olerícolas, milho, arroz, feijão e três cultivares de banana, tudo no sistema orgânico. A implantação deste projeto na comunidade surgiu após os extencionistas dessa região verificarem a deficiência de hortaliças e legumes no hábito alimentar da população, em conseqüência da distância da cidade e a dificuldade de compra além da falta de costume em produzir e consumir tais produtos.
O sistema mandala implantado possui área de 2000 m². No centro existe um reservatório
circular com raio de 10 metros e 0,8 metros de profundidade com fundo de cimento. Neste reservatório é armazenada água da chuva e é feita a criação de 250 caranhas (Lutjanus cyanopterus) peixe muito apreciado na região. No centro do reservatório foi colocada uma lâmpada que funciona como armadilha luminosa e tem como objetivo atrair insetos e larvas que acabam caindo no reservatório servindo de alimento para os peixes, exercendo automaticamente o controle natural dos insetos. A água do reservatório alimenta o sistema de irrigação através de uma bomba submersa (1900 L/h) instalada em um tripé de madeira sobre o reservatório. Nos círculos da mandala são produzidos vários tipos de verduras, legumes, bulbos, raízes, tubérculos entre outros, que servem a subsistência da comunidade e gera excedentes que são comercializados juntamente com os demais produtos oriundos das propriedades rurais.
A outra fase do Quintal Verde consiste na construção de hortas compostas por canteiros, nas quais são utilizadas diferentes formas de tecnologias apropriadas que vêm integrar o sistema de produção proposto pelo projeto. A seguir, como realizado para o Sistema Mandala, serão detalhados os mecanismos de implantação de hortas do Quintal Verde.