Maria de Fátima Nóbrega Barbosa
erifat@terra.com.br
O presente trabalho teve como preocupação fundamental investigar o processo de gestão das microempresas comerciaisna cidade de Sousa – Paraíba. O gerenciamento em organizações comerciais é fundamental para sua sobrevivência e competitividade, além de contribuir indiretamente com a geração de emprego e renda na localidade supracitada.
Muitas pequenas empresas da região não se desenvolvem, entre outros fatores, por causa da falta de um planejamento eficaz e um aprofundamento no processo de gestão.
A cidade de Sousa é um pólo de desenvolvimento estadual, pois agrega em seu interior, capital e trabalho, que em parte, migram de cidades circunvizinhas com menor projeção no cenário do Estado. Assim, desenvolver estudos que permitam ganhos não apenas lucrativos, mas também sociais, induz um sentido de relevância acadêmica e perspectivas reais de inserção, entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
A pesquisa em foco também permitiu uma consistente integração entre a Universidade-Sociedade, visto que os resultados colhidos por meio das investigações empíricas ampliaram os relacionamentos do mundo acadêmico com o mundo do trabalho.
A cidade de Sousa – pólo de desenvolvimento estadual – por vários motivos carece de melhor qualificação empresarial na busca de estratégias de negócios sustentáveis, daí porque, o trabalho em tela propõe contribuir com o desenvolvimento de empresas, pessoas e cidades.
Assim, a pesquisa teve por objetivo geral investigar a gestão das microempresas comerciais na cidade de Sousa – PB. Especificamente: o trabalho em alusão procurou descrever o processo administrativo dessas empresas; analisar o funcionamento das atividades de marketing, recursos humanos e contábil-financeira desenvolvidas; traçar estratégias para as áreas de marketing, recursos humanos e contábil-financeira das empresas pesquisadas.