Luiz Gonzaga de Sousa
gonzaga@ch.ufcg.edu.br
trajetória acadêmica, como simulação de modelos econômicos que podem ser testados em qualquer realidade econômicos do mundo.
Para tanto, ad hoc inicia-se este trabalho como uma discussão acerca de ciência, visto que uma compreensão do conceito, de como trabalhar cientificamente e, sobretudo seus resultados são fundamentais para se entender o cotidiano do comportamento humano.
A seguir, um estudo sobre econometria, julga-se de importância para quantificar, ou entender como compreender os números que indicam a forma como estão dispostos os elementos participativos de um sistema econômico e social de um país qualquer.
Da mesma forma, não se pode utilizar a econometria sem uma compreensão da matemática, tanto quanto à sua estruturação, como a forma como o comportamento humano está disposto na sociedade que se está trabalhando para conclusões fidedignas.
Um outro ponto importante que se trabalhou nestes artigos foi a função da história no contexto econômicos e social, pois sem localizá-lo em cada momento no transcorrer do tempo, não há como propor mudanças no modus vivendi da sociedade quer desenvolvida ou subdesenvolvida.
Inegavelmente, o papel do economista faz-se fundamental no processo de tomada de decisão quanto à distribuição dos recursos escassos da sociedade, visto que é ele que está encarregado de processar um sistema econômico estável e que promova o bem-estar necessário à população de uma nação.
Sem a presença do economista, o poder concentrador se faz presente em todas as instâncias, ao implementar de uma maneira absurda as disparidades regionais e inter sociais; daí os ricos ficarem muito mais ricos e os pobres bem mais pobres numa proporção muito maior do que existe na atualidade.
Em seguida, uma série de artigos se sucede para brindar ao leitor algumas opções de leitura sobre a realidade em que se vive no mundo moderno, assim como alguns pensamentos teóricos que são essenciais para entender a realidade em que se estão submetidos os seres humanos.
Desta feita, os artigos aqui desfilados indicam uma compreensão de mundo teórico e prático que o economista tem pensado para contribuir para mudanças sociais, de tal forma que os seres humanos se sintam confortáveis, como trabalhador e contribuinte para a manutenção de um mundo cada vez melhor.
Finalmente, espera-se que se tenha contribuído para que alguém se alerte para a idiossincrasia de cada ser humano, especificamente para regiões que passem por dificuldades, por conta da malversação dos recursos sociais, devido a ineficiência que impera nas pessoas inabilitadas para gerir uma localidade pública qualquer.